Ouvindo...

Celular sem bateria? Este truque simples pode reduzir o tempo de carregamento

Com uma função simples no smartphone, é possível reduzir significativamente o tempo de carregamento

Celular carregando

Quando a bateria do celular se esgota de repente, mas você precisa sair ou realizar alguma atividade no aparelho, o tempo de carregamento pode parecer lento demais. Felizmente, um simples truque pode acelerar significativamente o processo de recarga.

Um recurso simples que ajuda a acelerar o carregamento é o modo avião. Além de ser usado em viagens aéreas para desligar conexões sem fio, como Wi-Fi, Bluetooth e GPS, esse modo reduz o consumo de energia do celular.

Ao ativar o modo avião, o dispositivo deixa de gastar bateria mantendo essas conexões ativas. Dessa forma, quase toda a energia fornecida pelo carregador é destinada à recarga da bateria, permitindo reduzir o tempo necessário para uma carga completa em até 25%.

Leia também

Como ativar o modo avião

Para usar esse recurso, desbloqueie a tela e acesse o menu principal do celular. A maioria dos smartphones permite ativar o modo avião rapidamente pelo painel de configurações rápidas: deslize de cima para baixo na tela até encontrar o ícone correspondente e pressione-o. Em poucos segundos, todas as conexões sem fio serão desativadas, e a recarga se torna mais eficiente.

Outras formas de otimizar o carregamento

Além do modo avião, outros cuidados podem melhorar o processo de carregamento:

  • Use o carregador correto: cada modelo de celular exige voltagem e amperagem específicas. Um carregador inadequado pode comprometer a bateria e prolongar o tempo de recarga.
  • Mantenha a porta de carregamento limpa: poeira ou sujeira podem prejudicar a conexão entre o cabo e o dispositivo, reduzindo a eficiência da transferência de energia.

Seguindo essas dicas, é possível recarregar o celular mais rapidamente e prolongar a vida útil da bateria.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.