Ouvindo...

Hábitos alimentares essenciais para chegar aos 100 anos em forma

Estudos mostram que escolhas simples na alimentação podem aumentar a expectativa de vida em até dez anos

Pesquisas recentes apontam que a alimentação tem papel fundamental na longevidade. Segundo estudos divulgados pela revista científica New Scientist, as pessoas que chegam aos 100 anos costumam seguir dietas equilibradas, ricas em alimentos frescos e restringindo processados.

Especialistas ouvidos pelo site de notícias Infobae destacam que reduzir carnes vermelhas e processadas, açúcar e produtos refinados, enquanto se aumenta o consumo de cereais integrais, frutas, verduras, leguminosas e peixes, pode acrescentar até dez anos a mais na expectativa de vida. Esse efeito foi observado em jovens adultos que mudaram seus hábitos alimentares.

Leia também

Casos famosos reforçam essa ligação. Uma mulher americana chamada Maria Branyas Morera, que viveu até os 117 anos, dizia que seu segredo era comer iogurte todos os dias. Já a francesa Jeanne Calment, reconhecida como a pessoa mais longeva da história, citava azeite de oliva, chocolate e vinho como parte da sua rotina alimentar.

Outro ponto observado nos centenários é o baixo consumo de sal e álcool. Pesquisas feitas com idosos acima de 95 anos em diferentes países mostram que a maioria mantinha dietas variadas e equilibradas, privilegiando carnes brancas, peixes, legumes e frutas. O controle do peso também apareceu como fator importante para preservar a saúde física e mental.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.