Ouvindo...

O que é ‘Lua de Morango’? Fenômeno acontece na semana do Dia dos Namorados

Visível a olho nu, fenômeno lunar atinge o seu auge na madrugada da véspera do Dia dos Namorados

A primeira lua cheia do mês de junho, conhecida como “Lua de Morango”, poderá ser vista nesta terça-feira (10). O fenômeno volta a acontecer com a lua mais baixa em 20 anos e atinge o seu auge na madrugada de quarta-feira (11), por volta das 4h46. Para os apaixonados, contemplar o astro pode ser uma boa opção para quem vai antecipar o Dia dos Namorados.

Leia também

O que é ‘Lua de Morango’?

A “Lua de Morango” recebe esse nome por causa da relação desse período com a época de colheita de morangos no hemisfério Norte. Era no momento da última lua cheia da primavera que os povos nativos aproveitavam para voltar para casa com as frutas.

Esse nome não tem um correspondente direto no hemisfério Sul. Apesar disso, a expressão acabou se popularizando por soar poética e simbolizar a relação das fases da Lua com a natureza.

‘Lua de Morango’ em 2025 será ainda mais especial

Neste ano, o fenômeno ainda coincide com outro - a paralisação lunar. O evento acontece a cada 18,6 anos, alterando a inclinação da órbita da Lua. A partir disso, a lua alcança pontos extremos no céu, ficando visivelmente mais baixa no hemisfério Norte e mais alta no Sul.

Além disso, a estrela Antares, da constelação de Escorpião, estará próxima da Lua durante o ápice do fenômeno. Em alguns locais, a proximidade será tanta que o astro pode ocultar temporariamente a estrela.

Como contemplar o fenômeno

A “Lua de Morango” pode ser vista a olho nu tanto no hemisfério Norte quanto no Sul. Para quem deseja observar o fenômeno, a melhor opção é procurar um local com boa visibilidade do horizonte, sem prédios altos ou árvores.

Esta pode ser uma boa opção para aqueles que decidiram dedicar a semana ao Dia dos Namorados. Contemplar a “Lua de Morango” com uma boa companhia é um ótimo programa para os casais, principalmente porque acontece um dia antes da data comemorativa.

*Sob supervisão de Marina Borges

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.