O ciclo lunar de dezembro começou nesse domingo (1º) com o fim da Lua Minguante de novembro e a chegada da Lua Nova. A mudança ocorreu às 3h21 (horário de Brasília).
Conforme Natália Maranha, professora de geografia, o calendário lunar é elaborado com base nos ciclos das fases da Lua. Cada mês lunar equivale ao tempo que vai de uma Lua Nova até a próxima lua Nova; esse intervalo dura 29 ou 30 dias.
“O ano lunar dura 11 dias a menos do que o ano de acordo com o calendário gregoriano, que é aquele utilizado na maior parte do Mundo”, disse.
Veja o calendário abaixo
- Lua Nova: 1º de dezembro, às 3h21;
- Lua Crescente: 8 de dezembro, às 12h26;
- Lua Cheia: 15 de dezembro, às 18h28;
- Lua Minguante: 22 de dezembro, às 19h18; e
- Lua Nova: 30 de dezembro, às 19h26.
Como funciona o ciclo lunar
Conforme a professora, do mesmo jeito que a Terra faz a translação ao redor do Sol, e o tempo desse percurso, nós chamamos de ano, a Lua faz a translação ao redor do planta Terra, e o tempo desse percurso, chamamos de ciclo Lunar.
“Durante esse ciclo, a Lua assume posições diferentes em relação ao Sol e à Terra, o que faz com que a vejamos de formas diferentes, as chamadas fases da lua. Lembrando que a luz da Lua, na verdade, é fornecida pelo Sol”, explicou.
Como é cada fase da lua
De acordo com a professora, “quando falamos da Lua Nova, o nosso satélite está entre a Terra e o Sol, e sua face iluminada não é visível.”
Já em sua fase crescente, enxerga-se uma fração iluminada, em forma de C. Na sua fase cheia, a Lua está totalmente iluminada, pois a Terra está entre ela e o Sol.
“Na fase minguante, a Lua vai perdendo a iluminação do Sol, e se mostra na forma de um C invertido”, explicou.