Um meteoro iluminou os céus de Portugal e Espanha nesse sábado (18), por volta das 00h46. De acordo com um especialista do Instituto de Astrofísica de Andaluzia, na Espanha, se tratava de uma rocha que se desprendeu de um cometa e entrou na atmosfera a uma velocidade de 161 mil quilômetros por hora.
O fenômeno foi registrado e compartilhado por usuários nas redes sociais. Vídeos mostram o momento em que um clarão azul ilumina o céu, passando em alta velocidade. A altitude inicial do meteoro foi de 122 km, e terminou a 54 km. Até este domingo (19), as autoridades ainda não registraram nenhuma queda de fragmentos do meteoro na Terra.
Ainda de acordo com o especialista, Jose Maria Madiedo, a luminosidade do fenômeno era tão grande que ultrapassou a luminosidade de uma lua cheia. Foi possível enxergar o fenômeno a 800 km de distância. O cientista também disse que a rocha se fragmentou ao longo do caminho e se desintegrou completamente na atmosfera.
O Observatório de Calar Alto, que também fica em Andaluzia, também registrou o fenômeno, descrevendo o objeto como uma “enorme bola de fogo”.