Nesse fim de semana, sábado (3) e domingo (4), o mundo pode ver um dos fenômenos mais impressionantes que provacam verdadeiro fascínio. A chamada “Lua de Morango” ainda pode ser vista nesta segunda-feira (5) no Brasil e tem esse nome curioso para marcar o amadurecimento dos morangos colhidos nos Estados Unidos.
O nome “Lua de Morango” tem sido usado por tribos nativas americanas que vivem no nordeste dos Estados Unidos, bem como pelos povos Ojibwe, Dakota e Lakota para marcar o amadurecimento dos morangos que, em junho, prontos para serem colhidos. As informações são do site Old Farmer’s Almanac (Almanaque do Velho Fazendeiro) especializado em vida no campo.
A lua cheia de junho - normalmente a última lua cheia da primavera ou a primeira do verão - é tradicionalmente chamada de lua do morango e embora os morangos tenham uma cor rosa-avermelhada e uma forma arredondada, a origem do nome “Lua do Morango” não tem nada a ver com a tonalidade ou aparência da Lua.
O melhor horário para observar a Lua é durante a primeira hora, pois ela pode mostrar belas variações de cor, amarelada, alaranjada ou até mesmo avermelhada, devido à interação com a atmosfera. Além disso, com os referenciais terrestres, como prédios e árvores, temos a impressão de que ela está ainda maior, rendendo belas fotos.
Nesta segunda-feira (5), a Lua poderá ser vista ainda bem iluminada, apesar de nascer um pouco mais tarde, por volta das 19h.
Confira calendário da Lua
O