Ouvindo...

Especialistas revelam qual é o melhor óleo para a saúde; veja

Saiba quais tipos de óleo são mais indicados para o preparo de alimentos e como usá-los de forma saudável

Manter a saúde em dia está diretamente relacionado a uma alimentação equilibrada. Mais do que escolher bem o que se come, é essencial ter atenção à forma de manipular e preparar os alimentos, já que pequenos detalhes podem influenciar significativamente seu valor nutricional.

Hábitos simples, como exagerar no sal, cozinhar por tempo excessivo ou preferir frituras em vez de preparos mais leves, como o cozimento, podem reduzir a absorção de nutrientes e comprometer o bem-estar.

Desta vez, especialistas voltam o foco para um dos ingredientes mais comuns e, ao mesmo tempo, mais debatidos na cozinha: o óleo.

Óleo é gordura?

Todo óleo é, essencialmente, uma gordura. No entanto, nem todas são prejudiciais. O segredo está na moderação e, principalmente, em saber quais tipos de gordura devem ser evitados e quais trazem benefícios ao organismo.

De acordo com especialistas, as gorduras saturadas e trans são as mais nocivas à saúde. Elas estão presentes em produtos como manteiga, leite integral, queijos, carnes vermelhas, óleo de coco e alimentos ultraprocessados.

Por outro lado, as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são consideradas benéficas. Elas podem ser encontradas em alimentos como azeitonas, abacate, nozes, salmão, truta, atum e sementes de chia.

Leia também

Cozinhar com óleo faz bem?

Depende do tipo de óleo utilizado. Especialistas afirmam que nem todos são adequados para o cozimento, mas destacam o azeite de oliva e o óleo de girassol como opções seguras e nutritivas.

Os óleos mais indicados para cozinhar

Quem busca uma alimentação mais equilibrada pode optar por óleos recomendados por nutricionistas e profissionais de saúde, como:

  • Milho
  • Azeitona
  • Semente de girassol
  • Amêndoa
  • Avelã
  • Gergelim

Além disso, ressaltam que qualquer óleo que contenha menos de quatro gramas de gordura saturada por colher de sopa pode ser considerado uma escolha adequada para uma dieta equilibrada e segura.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.