Ouvindo...

Margarina é melhor que manteiga? Nutricionista explica

A margarina é conhecida como uma alternativa para a manteiga no incremento de alimentos como o pão. Nutricionista explica se o item é realmente a melhor opção

A margarina e a manteiga são alimentos usados no incremento de pães e torradas, por exemplo. São produtos alvos de polêmicas sobre qual seria a opção mais saudável ou ‘menos pior’ para a alimentação. Alguns defendem que a margarina é uma alternativa para a manteiga, mas a nutricionista Fernanda Dolabela explica que o alimento pode ser ainda pior.

Segundo Dolabela, a manteiga é uma gordura animal e saturada, e a margarina foi desenvolvida como opção. A nutricionista explica que, na teoria, o alimento seria melhor que a manteiga, justamente por ser uma gordura vegetal. No entanto, na prática, não é assim que funciona.

“Para chegar na margarina sendo gordura vegetal, a margarina virou uma gordura hidrolisada, que é terrível para a gente e ainda pior do que a gordura saturada”, detalha Fernanda Dolabela.

Leia também

Outra questão importante na disputa entre os dois produtos é o processo de industrialização, já que a manteiga é um alimento processado e a margarina é um produto ultraprocessado.

“A gente pega a manteiga, que é um alimento processado, mas não é um ultraprocessado e substitui, de uma forma errônea, pela margarina que é um ultraprocessado cheio de compostos que a gente não quer para a nossa saúde. A comparação é do pior com o menos pior”, detalha a nutricionista.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas
Leia mais