Ouvindo...

Doenças que podem estar relacionadas a mãos e pés frios

Sentir frio constante nas extremidades do corpo pode indicar problemas de saúde

Sentir frio nas extremidades é bastante comum, especialmente nas mãos e nos pés. Algumas pessoas experimentam essa sensação por poucos minutos, mesmo em ambientes frios. No entanto, quando persiste por horas ou dias, esse sintoma pode sinalizar um problema que exige atenção médica.

Fenômeno vascular e causas comuns

Segundo Pablo Jorge Maid, chefe do serviço de reumatologia do Hospital Universitário Austral (HUA) e diretor do Centro de Pesquisa em Doenças Reumáticas (CIER), a sensação de frio nas mãos e nos pés decorre de um fenômeno vascular chamado vasoconstrição.

Nesse processo, os vasos sanguíneos se contraem, reduzindo a circulação nas extremidades e provocando queda de temperatura, além de alterações na coloração da pele, como palidez ou cianose (coloração azulada). “Essa condição é mais frequente em mulheres jovens, mas pode afetar pessoas de qualquer idade e sexo”, afirma o especialista ao jornal La Gaceta.

Além disso, mudanças na temperatura das extremidades podem refletir o ambiente ao qual a pessoa está exposta. Em locais frios, a temperatura corporal pode diminuir; em locais quentes, tende a aumentar. Dessa forma, mãos ou pés frios podem representar apenas um mecanismo natural de adaptação do corpo. A temperatura corporal basal varia normalmente entre 36,5 °C e 37 °C.

Leia também

Pés e mãos frios: doenças associadas

Em muitos casos, mãos ou pés frios indicam apenas uma diminuição temporária da circulação. Entretanto, outros problemas de saúde também podem estar relacionados.

Um exemplo é a síndrome de Raynaud. Segundo o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculoesqueléticas e de Pele (NIAMS), trata-se de um distúrbio que estreita os vasos sanguíneos das mãos e pés, diminuindo o fluxo sanguíneo. Como resultado, dedos das mãos e dos pés podem ficar frios, dormentes e alterar a coloração, tornando-se brancos ou azulados.

Outra condição associada é o hipotireoidismo, caracterizado pela disfunção da tireoide, que compromete o metabolismo e leva à intolerância ao frio, constipação, pele seca e inchada, fragilidade capilar, bradicardia e pressão arterial baixa.

“Um dos principais problemas médicos que causam pés frios é a redução da circulação nas extremidades e danos nos nervos, conhecidos como neuropatia”, explica o médico William Kormos, no Harvard Medical School Journal of Health.

Kormos acrescenta que a aterosclerose, caracterizada pelo estreitamento das artérias devido a depósitos de gordura, também pode limitar o fluxo sanguíneo para as extremidades. Como consequência, a pele pode mudar de cor e ocorrer dor nas panturrilhas ou nos pulsos ao movimentá-los. “O médico normalmente identifica essa condição (doença arterial periférica) verificando o pulso nos pés e nas mãos do paciente”, complementa.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.