Ouvindo...

Você trabalha sentado? Um minuto deste exercício pode trazer benefícios surpreendentes para seu cérebro

Movimentos simples estimulam o fluxo sanguíneo cerebral

Imagem ilustrativa

Manter uma alimentação equilibrada, socializar regularmente e praticar exercícios físicos é a combinação ideal para ter uma boa saúde mental. Porém, um estudo publicado no Journal of Applied Physiology indica que um tipo específico de movimento pode trazer benefícios ainda mais diretos ao funcionamento do cérebro.

Leia também

Um minuto de exercício que potencializa o cérebro

A atividade física impacta o cérebro de diversas maneiras. Segundo a National Geographic, seus efeitos são “multifatoriais”, ou seja, estimulam o recrutamento de neurônios, reduzem processos inflamatórios e aprimoram a comunicação entre as células nervosas.

Seguindo essa perspectiva, o estudo apontou que realizar agachamentos por um minuto é especialmente vantajoso para quem passa muitas horas sentado. Rotinas de escritório frequentemente resultam em longos períodos de sedentarismo, e interromper esse comportamento pelo menos a cada hora é recomendado.

Os agachamentos rápidos aumentam o fluxo sanguíneo cerebral, melhoram a concentração e fortalecem a capacidade de tomada de decisões. A pesquisa mostrou que trabalhadores que incluíam pequenas pausas para exercícios apresentaram funções executivas mais eficientes e tempos de reação mais rápidos.

Em contrapartida, aqueles que permaneciam sentados por longos períodos apresentaram desempenho inferior, com menor circulação sanguínea cerebral em comparação aos colegas ativos.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.