Ouvindo...

Ator com câncer colorretal compartilha sinal simples que ignorou: ‘Eu não fazia ideia’

James van der Beek atribuiu mudanças nos hábitos intestinais ao consumo de café antes de receber o diagnóstico da doença

James van der Beek

O ator James van der Beek, de 48 anos, que ficou famoso por interpretar o protagonista da série Dawson’s Creek, anunciou que recebeu um diagnóstico de câncer colorretal em novembro de 2024. A informação foi repassada pelo portal Healthtime. “Não havia nenhum sinal vermelho ou algo gritante”, afirmou o artista.

“Estava saudável. Fazia banhos de imersão em água fria, em ótima forma cardiovascular e tinha câncer estágio 3 e não fazia ideia”, continuou. O único sintoma que ele percebeu foi uma mudança nos movimentos intestinais, que atribuiu aos efeitos do consumo de café.

Leia também

“Antes do meu diagnóstico, eu não sabia muito sobre câncer colorretal”, disse van der Beek. “Eu nem sabia que a idade para rastreamento tinha caído para 45 anos; achei que ainda fosse 50.”

Sinais inicias de câncer colorretal

O ator passou por uma colonoscopia, que revelou o câncer de cólon em estágio 3. De acordo com especialistas, mudanças nos hábitos intestinais são o principal sinal de alerta que deve levantar suspeita de câncer colorretal.

Outros sinais incluem fadiga causada por anemia, sangue nas fezes, perda de peso, perda de apetite e desconforto abdominal.

Uma fonte escutada pelo portal Fox News Digital, a médica e cientista Erica Barnell, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, observou que a experiência do ator de não ter sinais “gritantes” é comum.

Leia mais:

“Muitos cânceres colorretais se desenvolvem silenciosamente, sem sintomas óbvios”, disse Barnell. “Quando os sintomas aparecem, a doença pode já estar avançada”.

Os sintomas são “especialmente preocupantes” para pessoas com 45 anos ou mais que tenham pelo menos um parente de primeiro grau com câncer de cólon ou outros tumores gastrointestinais, e para quem tem doença inflamatória intestinal ativa, como colite ulcerativa ou doença de Crohn.

Detecção precoce é fundamental

A probabilidade geral de uma pessoa com risco médio desenvolver câncer colorretal ao longo da vida é de 4% a 5%. Por isso, a colonoscopia a partir dos 45 anos, em intervalos de cinco a dez anos, possibilita levar à detecção precoce de pólipos com potencial de se tornarem malignos, permitindo sua remoção como um meio eficaz de minimizar o risco de transformação maligna.

“A maioria das pessoas não gosta de falar sobre hábitos intestinais, mas prestar atenção às mudanças pode salvar sua vida”, disse Barnell. “O rastreamento nos dá a chance de encontrar problemas cedo — muitas vezes antes de você se sentir doente — e isso pode fazer toda a diferença”.

Quem é James van der Beek?

James William Van Der Beek é um ator norte-americano nascido em 1977, que alcançou fama internacional interpretando Dawson Leery na série adolescente Dawson’s Creek (1998 – 2003). Ao longo da carreira, atuou em filmes como Varsity Blues e The Rules of Attraction, além de séries como Pose. Também participou de realities como Dancing with the Stars.

Fora das telas, Van Der Beek é casado com Kimberly Brook desde 2010 e é pai de seis filhos. Ele costuma compartilhar aspectos de sua vida pessoal nas redes sociais, incluindo reflexões sobre paternidade e experiências de saúde.
Leia mais:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia