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Adolescentes que fizeram xixi em sopa terão que pagar R$ 1,6 milhão a restaurante

Os jovens publicaram um vídeo de seu ato de embriaguez, gerando muitas críticas

Incidente ocorreu em fevereiro, em uma filial de Xangai da Haidilao

Dois adolescentes chineses de 17 anos foram condenados a pagar 2,2 milhões de yuans (cerca de R$ 1,6 milhão) à rede de restaurantes Haidilao e a um de seus fornecedores, após urinarem em uma panela de hotpot, ensopado com carnes, vegetais e cogumelos típico da culinária da China. As informações são da rede britânica BBC.

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O incidente ocorreu em fevereiro, em uma filial de Xangai da Haidilao. Os jovens publicaram um vídeo de seu ato de embriaguez, gerando muitas críticas. A Haidilao abriu seu primeiro restaurante em Jianyang, na província de Sichuan, e hoje opera mais de 1.000 restaurantes em todo o mundo.

Apesar de não haver indícios de que alguém tenha consumido o caldo contaminado, a Haidilao se ofereceu para compensar mais de 4 mil clientes que visitaram a filial entre 24 de fevereiro, dia em que os adolescentes estiveram no restaurante, e 8 de março, com reembolso integral e uma indenização em dinheiro equivalente a 10 vezes o valor cobrado.

A Haidilao ainda substituiu todos os equipamentos para hotpot e afirmou ter realizado trabalhos de limpeza e desinfecção. Em março, a empresa pediu mais de 23 milhões de yuans em perdas, considerando também o valor destinado à compensação dos clientes.

Um tribunal de Xangai concluiu na última sexta-feira, 12, que os adolescentes violaram os direitos de propriedade e a reputação das empresas, e que os pais dos adolescentes “não cumpriram seu dever de tutela”, ordenando que eles arcassem com a indenização de 2,2 milhões de yuans.

Segundo a BBC, o valor total da indenização inclui 2 milhões de yuans por danos operacionais e à reputação, 130 mil yuans a um dos fornecedores por perdas de utensílios de mesa e despesas de limpeza e 70 mil yuans em custas judiciais.

O tribunal decidiu, no entanto, que qualquer indenização adicional oferecida pela Haidilao aos seus clientes foi uma “decisão comercial voluntária”.

Com informações de Estadão Contéudo

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