‘Virou mictório': Vizinhos da Rua Sapucaí reclamam de urina na calçada e em portarias em BH

Porteiros e moradores relatam constrangimento e medo de represálias ao chamar atenção dos frequentadores

Moradores denunciam urina em rua próxima à Sapucaí, na região Leste de BH

Moradores da Avenida Francisco Sales, no bairro Floresta, Região Leste de Belo Horizonte, denunciam que frequentadores da Rua Sapucaí usam a via como banheiro público durante eventos. Vídeos de monitoramento registraram pessoas urinando em calçadas, muros, canteiros e até em árvores.

Flávio Damião, porteiro de um prédio da região, relatou as dificuldades enfrentadas.

“As pessoas usam a fachada do prédio como mictório, homens e mulheres, moradores de rua e frequentadores. Enchem a porta da garagem de urina, fica fedendo. É constrangedor, porque passam mulheres, crianças e idosos. Quando chamamos a atenção, corremos risco de represália”, contou.

Leia também: Homem cai de mureta na rua Sapucaí, em BH, e é levado ao hospital

Segundo ele, porteiros já foram hostilizados ao tentar coibir a prática. “Um morador de rua fez xixi perto da guarita. Quando falei com ele, fui xingado. A gente não pode tomar atitude porque pode até sofrer violência”, afirmou.

A funcionária pública Renata de Almeida, moradora da via há 44 anos, reforça a sensação de abandono. “Estamos totalmente abandonados. Só chega IPTU e mais nada. Já vi 15 pessoas urinando ao mesmo tempo no muro, inclusive mulheres. Chamei a polícia, mas nada mudou”, disse.

A empresária Bruna Marinho, que vive na região desde criança, critica a falta de respeito.

Leia também

“É muita urina escorrendo pela rua, formando poças e cheiro forte. Antigamente as pessoas procuravam um lugar isolado, hoje não olham nem se tem criança passando”, relatou.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a limpeza do espaço licenciado é responsabilidade do promotor do evento, incluindo os endereços do entorno, imediatamente após o término. O descumprimento pode gerar multa.

Denúncias podem ser feitas pelo aplicativo PBH APP, no portal de serviços da Prefeitura ou pelo telefone 156.

Formada, há 13 anos, em jornalismo, pela Faculdade Pitágoras BH. Pós-graduada em jornalismo digital e produção multimídia.

Ouvindo...