Ouvindo...

‘Virou mictório': Vizinhos da Rua Sapucaí reclamam de urina na calçada e em portarias em BH

Porteiros e moradores relatam constrangimento e medo de represálias ao chamar atenção dos frequentadores

Moradores denunciam urina em rua próxima à Sapucaí, na região Leste de BH

Moradores da Avenida Francisco Sales, no bairro Floresta, Região Leste de Belo Horizonte, denunciam que frequentadores da Rua Sapucaí usam a via como banheiro público durante eventos. Vídeos de monitoramento registraram pessoas urinando em calçadas, muros, canteiros e até em árvores.

Flávio Damião, porteiro de um prédio da região, relatou as dificuldades enfrentadas.

“As pessoas usam a fachada do prédio como mictório, homens e mulheres, moradores de rua e frequentadores. Enchem a porta da garagem de urina, fica fedendo. É constrangedor, porque passam mulheres, crianças e idosos. Quando chamamos a atenção, corremos risco de represália”, contou.

Leia também: Homem cai de mureta na rua Sapucaí, em BH, e é levado ao hospital

Segundo ele, porteiros já foram hostilizados ao tentar coibir a prática. “Um morador de rua fez xixi perto da guarita. Quando falei com ele, fui xingado. A gente não pode tomar atitude porque pode até sofrer violência”, afirmou.

A funcionária pública Renata de Almeida, moradora da via há 44 anos, reforça a sensação de abandono. “Estamos totalmente abandonados. Só chega IPTU e mais nada. Já vi 15 pessoas urinando ao mesmo tempo no muro, inclusive mulheres. Chamei a polícia, mas nada mudou”, disse.

A empresária Bruna Marinho, que vive na região desde criança, critica a falta de respeito.

Leia também

“É muita urina escorrendo pela rua, formando poças e cheiro forte. Antigamente as pessoas procuravam um lugar isolado, hoje não olham nem se tem criança passando”, relatou.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a limpeza do espaço licenciado é responsabilidade do promotor do evento, incluindo os endereços do entorno, imediatamente após o término. O descumprimento pode gerar multa.

Denúncias podem ser feitas pelo aplicativo PBH APP, no portal de serviços da Prefeitura ou pelo telefone 156.