Ouvindo...

Adeus às turnês nos EUA: veja lista de artistas que perderam seus vistos de trabalho

Objetivo das autoridades americanas é barrar artistas que façam alusão ao tráfico de drogas e outros crimes em suas músicas

Peso Pluma está entre os alvos da imigração dos EUA

Até o momento, pelos menos cinco artistas mexicanos tiveram seus vistos de trabalho comprometidos pelo governo dos Estados Unidos. Alguns tiveram o documento revogados, enquanto outros aguardam respostas das autoridades.

A ação faz parte de um plano de combater músicas que têm relação como tráfico de drogas ou outros crimes. Os artistas cantam os gêneros “narcocorridos” e dos “corridos tumbados”, que fazem referências a figuras e estruturas do crime organizado.

Leia também

Veja a seguir os artistas com o visto americano comprometido:

Julión Álvarez

Julión Álvarez é de Chiapas, estado mexicano que faz fronteira com a Guatemala. Ele cancelou recentemente um show no AT&T Stadium em Arlington, no Texas, depois de ter o visto de trabalho revogado.

Em 2017, ele também teve problemas com a imigração dos EUA. Julión esteve na “lista negra” do Departamento do Tesouro por supostas ligações com o tráfico de drogas, embora tenha sido exonerado em 2022.

Los Alegres del Barranco

O grupo de Sinaloa perdeu o visto após projetar imagens de “El Mencho ", líder do Cartel Nova Geração de Jalisco, durante um show na cidade de mesmo nome. O Departamento de Estado dos EUA enxergou a situação como uma glorificação de um criminoso, por isso a medida da imigração.

Lorenzo de Monteclaro

Lorenzo é um veterano da música mexicana de 86 anos, que teve de cancelar várias apresentações nos Estados Unidos. No caso dele, isso acontece por causa de atrasos no andamento da sua documentação de imigração. Embora a revogação formal do seu visto não tenha sido confirmada, a situação o impediu de cumprir agenda no Texas e em outros estados.

Oscar Maydon

Oscar Maydon é um dos expoentes do gênero “corridos tumbados” que mistura elementos do corrido tradicional com trap e hip-hop. Ele teve o seu visto negado pelo governo dos Estados Unidos.

Eduin Caz, vocalista do Grupo Firme

O vocalista do Grupo Firme, Eduin Caz, enfrentou dificuldades para renovar seu visto, acabando em uma lista de espera após seu pedido de visto ser rejeitado. Sem o documento em mãos, foi preciso cancelar a agenda nos Estados Unidos neste ano.

Outros artistas que estão na mira da imigração

Outros artistas mexicanos também correm o risco de ter suas agendas de shows comprometidas por causa de problemas com a imigração. Embora os vistos deles não tenham sido formalmente cancelados, alguns estão com seus processos de imigração interrompidos ou atrasados. Entre os nomes dessa lista estão:

  • Peso Pluma
  • Natanael Cano
  • Junior H
Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.