Ouvindo...

Cinco sinais de que seu fígado não está funcionando bem

O fígado é fundamental para a saúde do corpo, sendo responsável por filtrar toxinas, metabolizar nutrientes e regular diversas funções metabólicas

Imagem ilustrativa

O fígado é um dos órgãos mais vitais do corpo humano e desempenha centenas de funções essenciais para a manutenção da nossa saúde: limpa toxinas, produz bile, regula o volume sanguíneo e metaboliza proteínas, carboidratos e gorduras para que possam ser aproveitados pelo organismo.

No entanto, o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, açúcar, produtos processados, suplementos alimentares e medicamentos, além do álcool, pode prejudicar a saúde do fígado a ponto de causar danos irreversíveis, chegando até a levar à morte. Confira quais sinais indicam que o seu fígado pode estar comprometido:

1. Icterícia

Danos ao fígado podem causar o amarelamento da pele e dos olhos. Isso ocorre porque o fígado é responsável por processar a bilirrubina — um pigmento amarelo produzido pelos glóbulos vermelhos — e excretá-la na bile. Quando o órgão não funciona adequadamente, esse pigmento se acumula no corpo, resultando no amarelecimento característico.

2. Dor abdominal e inchaço

Se você sente dores frequentes na parte superior direita do abdômen, isso pode indicar danos no fígado. A inflamação causada por lesões hepáticas pode levar ao acúmulo de líquido na região abdominal, provocando dor intensa ao se mover ou respirar.

Leia também

3. Urina escura e fezes claras

Um sinal fácil de perceber é a urina escura, em tons que podem variar entre marrom, laranja ou âmbar, e fezes com coloração muito clara ou até argilosa. Isso acontece porque o acúmulo de bilirrubina no fígado altera a cor da urina, enquanto a produção insuficiente de sais biliares afeta a coloração das fezes.

4. Fadiga e fraqueza

Um fígado debilitado perde a capacidade de filtrar toxinas do sangue de forma eficiente, levando a um cansaço incomum e sensação de mal-estar. Além disso, pode causar confusão mental e desorientação. A retenção de líquidos também pode provocar fraqueza corporal e inchaço nos pés e tornozelos.

5. Hematomas e sangramentos

Quando o fígado está danificado, a produção de fatores de coagulação — proteínas que ajudam a estancar sangramentos — diminui. Isso torna o corpo mais suscetível a hematomas e sangramentos frequentes. Em estágios avançados, pode haver vômitos com sangue devido a complicações hepáticas.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.