Ouvindo...

Xixi transparente ou escuro? Veja o que a cor da sua urina pode significar

Coloração da urina pode indicar problemas de saúde, por isso é que as pessoas fiquem atentos a esse fator ao urinar

Urinar é uma das necessidades primárias do ser humano, assim como beber água, alimentar e evacuar. E, por se tratar de um comportamento básico, muitas pessoas o fazem no automático, e não prestam a atenção na coloração desse excremento liberado pelo corpo humano - o que pode ser um erro já que a cor da urina é um grande indicativo para problemas fisiológicos. Veja abaixo o

Vermelha

A urina vermelha, normalmente, significa sangramentos que podem vir de qualquer ponto do trato urinário, como dos rins, bexiga e próstata ou de qualquer tubo que os conecte. A aparência do sangue varia conforme o volume e com o tempo no qual ele foi expelido pelo corpo. Em grandes volumes de sangramento, a urina pode ficar tão pigmentada que tem a cor semelhante a um vinho vermelho. Várias condições podem causar o aparecimento de sangue na urina, de pedras nos rins e câncer, até trauma e infecções no trato urinário.

Contudo, a urina vermelha também pode significar a ingestão de muita beterraba.

Leia também

Laranja e Amarela

A aparência normal da urina é ter variadas colorações de amarelo e depende de quão hidratada a pessoa está. Em casos de desidratação, o mais comum é que o xixi saia com a coloração amarelo-escuro, em alguns casos, até quase alaranjada. Já quando o organismo recebeu uma boa quantidade de água, o mais comum é que ela seja em um tom amarelo-claro, quase transparente.

O composto que deixa a urina amarelada é o urocromo. Ele é produzido devido à quebra de células de sangue já não são mais funcionais para o organismo e que precisam ser degradadas para deixarem de circular no corpo.

Esse processo também é responsável pela criação da bilirrubina - que é excretada parte pela urina e parte pelo estômago, uma vez que ela é utilizado pelo fígado para fazer a bile - composto importante para a digestão de gordura. A bile é secretada no estômago e é expelida para fora do corpo a partir das fezes, ela é responsável por fazer as fezes terem a cor marrom.

Quando o organismo falha em liberar a bile no estômago, em alguns casos, devido a cálculos biliares e a cânceres bloqueando os dutos, a bilirrubina é absorvida novamente pela corrente sanguínea e é excretada por meio da urina. O que a faz ficar mais escura, em uma cor mais alaranjada ou amarronzada.

Elevadas concentrações de bilirrubina no corpo podem deixar a pele amarelada. Esse quadro é conhecido como icterícia obstrutiva. Diversas medicações, incluindo o antibiótico rifampicina podem tornar a urina laranja.

Verde ou Azul

A urina de cor azulada ou verde é um sintoma raro, mas que pode ser causado por variadas razões: ingestão excessiva de alimentos que possuem coloração verde, como aspargos, ou comidas e drinques azuis. Além disso, a utilização de algumas medicações também podem desencadear o quadro de urina azul, como anti-histamínicos, anestésicos e vitaminas.

Alguns microrganismos também conseguem alterar a cor da urina para essas cores, por exemplo, a bactéria Pseudomonas aeruginosa produz piocianinas verde-azuladas, causadora de um tipo raro de infecção no trato urinário. Nesses casos, além da mudança de coloração da urina, também é comum que os pacientes sintam uma sensação de ardor e incomodo ao urinar.

Azul-escuro ou roxa

Urina de cor azul escura ou roxa é ainda mais rara de ser encontrada. Uma das possíveis causas para a coloração é a porfiria, uma condição que engloba várias doenças genéticas diferentes que atingem a pele e o sistema nervoso.

Outro fator que pode desencadear urina dessa coloração é a Síndrome da Urina Roxa, que também é um causada por um fenômeno bacteriano.

Violeta ou rosa

Urina de cor rosada ou violeta também podem ser indicativos que há sangue ou de que o paciente ingeriu beterraba. Nesse caso, os compostos são encontrados em menor quantidade no xixi, o que faz com que as colorações não sejam tão vibrantes.

Outras cores

Casos em que urina apresenta cores mais escuras, como marrom ou preto, normalmente é um indicativo da degradação de um músculo em um composto conhecido como mioglobina. Essa coloração da urina é um indicativo de uma condição grave conhecida como rabdomiólise, que pode ser causada por esforço extremo ou pela ingestão de alguns medicamentos.

Outro ponto que pode acarretar nessa coloração da urina é o excesso de bilirrubina - que pode deixar o xixi tão escuro que que ele se torna marrom ao invés de laranja. Além disso, também pode ser um indicativo de sangue velho na urina.

Inflamações no rim, uma condição conhecida como glomerulonefrite também pode ocasionar um sangramento que se transforma de velho para marrom a medida que desce pelo trato urinário.

Urina transparente

A urina transparente pode significar que ela está extremamente diluída. O que pode não ser um problema, mas também pode ser um indicativo de doenças, como diabete e excesso de ingestão de água.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento