Ouvindo...

O erro ao cortar a melancia que pode te deixar doente

Essas mesmas bactérias também foram detectadas em recentes casos de recolhimento de alimentos

Melancia

Fruta preferida de muitas pessoas, a melancia pode ser utilizada em diversas receitas deliciosas. No entanto, um erro simples — cortá-la antes de realizar a higienização correta — pode trazer prejuízos para a sua saúde. De modo geral, essa orientação vale para todos os tipos de alimentos, independentemente de consumirmos ou não a casca.

O motivo é simples: desde o cultivo até o momento em que o alimento chega à nossa mesa, ele pode ter contato com diversas bactérias, além de ser manipulado por várias pessoas. Ao cortar uma melancia sem higienizá-la, há o risco de que micro-organismos presentes na casca contaminem a polpa, que normalmente é consumida crua.

Embora seja impossível eliminar completamente os germes, frutas que crescem próximas ao solo, como a melancia, têm maior probabilidade de entrar em contato com patógenos que podem provocar doenças transmitidas por alimentos — algumas delas, inclusive, com risco de vida.

Diversas fontes podem ser responsáveis pela contaminação, como fezes de animais, escoamento de água da chuva ou a infiltração de substâncias do solo para as águas subterrâneas. Nos últimos anos, patógenos como salmonela, E. coli e listeria estiveram entre os mais frequentemente relacionados a surtos de doenças alimentares provocadas por produtos frescos.

Essas mesmas bactérias também foram detectadas em recentes casos de recolhimento de alimentos, como batatas e, mais recentemente, melões fatiados e inteiros que foram retirados do mercado em larga escala em 2023.

Leia também

Como praticar o fatiamento seguro?

Melancia fatiada

A ingestão de alimentos contaminados pode causar doenças em qualquer pessoa, mas os riscos são ainda maiores para determinados grupos, que incluem bebês, crianças pequenas, gestantes, idosos e indivíduos com doenças crônicas ou com o sistema imunológico enfraquecido. Embora os sintomas variem conforme o patógeno, os sinais mais comuns geralmente se assemelham aos de uma gripe.

Felizmente, o risco de infecção ao consumir melancia pode ser bastante reduzido com práticas simples de higiene. Antes de cortar e consumir a fruta, lave bem as mãos. Depois, prepare uma solução com água e vinagre branco destilado ou de maçã, na proporção de quatro partes de água para uma de vinagre. Coloque essa mistura em um borrifador e aplique por toda a superfície da fruta, esfregando com uma escova própria para alimentos, devidamente limpa.

Em seguida, enxágue bem e seque a melancia com um pano limpo. Também é importante garantir que todas as superfícies e utensílios que entrarão em contato com a fruta estejam devidamente higienizados, especialmente se for cortá-la em seguida.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.