Ouvindo...

Pare de desperdiçar sobras de melancia e use-as para esta bebida refrescante

Transforme restos de melancia em drinks irresistíveis para dias quentes

Bebida de melancia

Muitas vezes deixamos de perceber o potencial de reaproveitamento das sobras de alimentos — que podem render receitas surpreendentes e até bebidas.

Em dias quentes, usar sobras de melancia pode ser uma ótima opção para criar bebidas refrescantes e saborosas. Para isso, uma boa ideia é congelar sobras da fruta e utilizá-los no preparo de um drink alcoólico.

Para aproveitar bem a fruta e usá-la como base para coquetéis, é necessário realizar um preparo simples: corte a melancia em cubos ou amasse até obter um purê e coloque em forminhas de gelo ou sobre uma assadeira antes de levar ao congelador. Depois de congelada, é só bater no liquidificador com outros ingredientes e pronto — você tem um delicioso slushie de melancia, que pode ser incrementado com a bebida alcoólica de sua preferência.

Uma das maiores vantagens da melancia congelada é que ela não dilui os sabores como o gelo comum faria. Além disso, conserva o sabor doce natural da fruta, o que a torna ideal para coquetéis. Sua textura, ao ser batida, fica espessa e cremosa, deixando o drink gelado e encorpado, sem ficar aguado.

Leia também

Tipos de bebidas para fazer com sobras de melancia

Bebida de melancia

Vários destilados harmonizam muito bem com a melancia congelada. Um exemplo clássico é o rum branco: basta misturar com a fruta e suco de limão para fazer um daiquiri congelado, ou até uma versão tropical da piña colada. A tequila branca também é uma excelente escolha e, quando combinada com melancia, forma a base perfeita para margaritas — acrescente suco de limão, um pouco de Cointreau ou Triple Sec (que também pode ser caseiro), e finalize com um fio de xarope de agave.

Já a vodca, por ter um sabor neutro, permite que o gosto da melancia se destaque. É possível combiná-la com sucos de frutas e um xarope simples para raspadinhas leves, ou usar versões aromatizadas da bebida para criar camadas de sabor, como toques cítricos ou tropicais. O gim também é uma boa pedida: suas notas botânicas acrescentam sofisticação e funcionam bem em versões de gim tônica ou gimlets com melancia. Para uma opção mais leve, experimente misturar a fruta congelada com vinho rosé ou Zinfandel seco e um toque de água com gás, criando um tipo de spritzer.

Você ainda pode explorar ervas frescas, como hortelã ou manjericão, para dar mais personalidade às bebidas. A hortelã, por exemplo, realça drinks com vodca ou rum, enquanto o manjericão agrega um sabor levemente picante, ótimo com tequila ou gim.

Para quem gosta de um toque apimentado, adicionar fatias de jalapeño fresco à margarita é uma boa pedida. Também é possível combinar a melancia com outras frutas, como morango ou abacaxi, criando uma mistura frutada. Finalize com vodca saborizada ou licores como Chambord, Peach Schnapps ou Luxardo Maraschino para um drink ainda mais sofisticado.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.