Nesta quarta-feira (1º) é comemorado o Dia Internacional do Café, e o Sul de Minas tem motivos de sobra para celebrar. Além de Varginha, que segue se consolidando como protagonista no setor e recentemente recebeu a instalação da multinacional suíça Mocoffee, uma associação da região também celebra uma conquista inédita.
Pela primeira vez,
A analista do Sebrae Minas, Adaiby Gonçalves, conversou com a nossa reportagem e destacou que o objetivo é ampliar a qualificação dos cafeicultores:
“E agora de 2025 para frente, já preparando e fazendo planejamento para 2026 e 2027, já estamos visualizando treinamentos e capacitações para aumentar a qualificação e o poder de competitividade desses cafeicultores no mercado, a estimativa de abertura de mais canais de comercialização, fazendo também o marketing e a divulgação da qualidade do café deles, para que eles consigam ter mais clientes e também aumentar a produtividade nas lavouras e a qualidade desses grãos, para que eles consigam aumentar a oferta. Esses cafés especiais de cada uma das propriedades.”
Esse trabalho conjunto começou em 2019 e não parou nem mesmo durante a pandemia, quando todas as reuniões passaram a ser feitas online.
“A cada ano, com a realização das ações planejadas conforme a demanda deles e a necessidade do grupo, eles foram se fortalecendo. Com as consultorias de comercialização no mercado interno e mercado externo, eles conseguiram fechar essa primeira negociação com uma exportação. E agora, com o sucesso e os resultados positivos que eles alcançaram em 2025, isso reflete na continuidade do trabalho para 2026 e 2027, com ações de planejamento de médio e longo prazo, para que consigam cada vez mais aumentar esses canais de comercialização”, disse Adaiby.
O café continua sendo uma das principais forças da economia. O estado responde por cerca de 70% das exportações brasileiras do grão. E no Sul de Minas, a chegada da Mocoffee, em Varginha, representa mais um avanço: a fábrica de cápsulas vai atender produtores locais que antes precisavam encapsular seus produtos fora do país, facilitando a agregação de valor ao café mineiro.