A Polícia Rodoviária Federal (PRF) salvou a vida de uma criança de 2 anos na noite de quinta-feira (29), em Poços de Caldas, no Sul de Minas. O menino foi levado pelos pais até a Unidade Operacional na BR-146 após se engasgar com a alimentação e perder a consciência.
Por volta das 23h30, os policiais iniciaram imediatamente as manobras de socorro. Graças à intervenção rápida da equipe, a criança recobrou os sentidos ainda no local. Após o atendimento inicial, a família foi escoltada pela PRF até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, localizada a 10 quilômetros da base. O menino recebeu alta no dia seguinte e já está em casa.
O episódio coincide com a recente atualização das diretrizes da American Heart Association (AHA), publicada na revista científica Circulation. Os novos protocolos mundiais de primeiros socorros agora recomendam que, para crianças e adultos conscientes, deve-se alternar cinco pancadas nas costas com cinco compressões abdominais, a tradicional manobra de Heimlich.
As mudanças visam aumentar a eficácia da expulsão de objetos e reduzir o risco de lesões. Para bebês com menos de 1 ano, a regra é alternar cinco pancadas nas costas com cinco compressões no peito. A entidade alerta que compressões abdominais em menores de um ano são proibidas, pois podem causar danos a órgãos internos.