Pesquisa da Associação Comercial de Varginha indica alta intenção de compras na Black Friday

A Black Friday acontece no dia 28 e deve atrair consumidores ao e-commerce e ao comércio local, que amplia horário de atendimento.

Maioria dos consumidores afirma que vai aproveitar promoções. Comércio abre até 20h na sexta-feira (28).

Quase 80% dos consumidores de Varginha pretendem comprar durante a Black Friday. É o que aponta uma pesquisa conduzida pela Associação Comercial de Varginha (ACIV) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Neste ano, a data marcada por preços mais baixos acontece no dia 28 de novembro, e 77,7% dos consumidores afirmam que pretendem adquirir algum produto.

A pesquisa também revelou que 22,3% dos entrevistados pretendem comprar cinco ou mais presentes, enquanto 21,4% devem adquirir apenas um item. Ainda de acordo com o estudo, 64,7% dos consumidores disseram que devem gastar acima de R$ 200, seguidos por 15,7% que pretendem desembolsar entre R$ 51 e R$ 100; 11,8% entre R$ 100 e R$ 200; e 7,8% entre R$ 21 e R$ 50.

Leia também

O cartão de crédito parcelado foi citado por 46,2% dos entrevistados como forma de pagamento preferida. O PIX aparece em segundo lugar, com 23,1%, seguido pelo dinheiro (16,9%), cartão de débito (10,8%) e outros meios (3%).

Roupas, calçados, eletrônicos, celulares, eletrodomésticos, brinquedos, eletroportáteis, cosméticos, joias e utilidades domésticas aparecem entre os itens mais citados. Além disso, o consumidor deve ser influenciado a comprar com base nas promoções. A pesquisa também indica que 68,6% acreditam que os descontos são reais em alguns casos, 21,6% confiam plenamente e 9,8% não acreditam nas ofertas.

A maioria deve optar por comprar pelo e-commerce (68,8%), seguida pelas lojas do Centro (16,7%), shopping (10,4%) e lojas virtuais de empresas da cidade (4,1%). André Yuki, presidente da ACIV, observa que a tendência digital se intensificou. “Tivemos um crescimento de 32,6% na preferência pelas compras online em relação ao ano passado. Isso reforça a necessidade de o varejo local estar presente no ambiente digital”, afirmou.

Ouvindo...