Duas pessoas são presas em draga ilegal de mineração em Conceição do Rio Verde

Fragrante foi feito por policiais de meio ambiente no leito do rio Verde

Equipamentos de draga foram apreendidos

Em desdobramento da operação Fogo no Garimpo, a Polícia Militar de Meio Ambiente esteve em Conceição do Rio Verde para apurar denúncias de mineração ilegal de ouro no leito do rio Verde. Os policiais usaram drone e barcos e identificaram duas balsas ilegais fazendo a mineração.

Duas pessoas identificadas como responsáveis pelas dragas, foram presas em flagrante e poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da união e lavra mineral sem licenciamento ambiental. Elas foram levadas para a delegacia de Polícia Federal de Varginha.

A dragagem irregular gera consequências graves para a natureza aquática como formação de bancos de cascalho, mudança no leito do rio, desbarrancamento, além de alimentar o mercado ilegal de ouro e outros minérios, e sonegação fiscal.

Neste caso de Conceição do Rio Verde, foram aplicadas multas e todo o material encontrado nas dragas foi apreendido.

Leia também

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .

Ouvindo...