A Vigilância Sanitária de Varginha encontrou bebidas alcóolicas irregulares em 12 estabelecimentos, entre os 45 fiscalizados nas últimas semanas.
Os fiscais estão visitando estabelecimentos de atacado e varejo específicos de bebida alcoólicas e encontraram bebidas sem registro ou de origem não comprovada, cachaças sem procedência e bebidas destiladas com rótulos em língua estrangeira e sem o selo de importação, indicando ausência de regularização junto aos órgãos competentes.
A mesma fiscalização encontrou bebidas com prazo de validade vencido sendo expostas ao consumidor, e produtos sem rótulo ou identificação, o que impossibilita o rastreamento de origem e composição. Todos esses produtos foram retirados do comércio, e os estabelecimentos responderão processo administrativo sanitário.
Não foram constatados, de forma imediata, indícios de adulteração ou suspeita de presença de metanol nas bebidas analisadas. As fiscalizações continuarão de forma permanente sobre o setor, prevenindo novas irregularidades.
Os consumidores podem ajudar, analisando rótulo, validade e procedência das bebidas antes da compra, e comunicando a Vigilância Sanitária Municipal diante de suspeitas de irregularidade.