Ouvindo...

Cartório Eleitoral de Varginha terá plantão neste sábado para cadastro biométrico

Atendimento será das 9h às 17h com objetivo de ampliar a segurança do voto e o acesso a serviços digitais como o gov.br.

Cartório Eleitoral de Varginha terá plantão neste sábado, dia 4.

O Cartório Eleitoral de Varginha terá expediente neste sábado (4), das 9h às 17h, com o objetivo de realizar o cadastro biométrico dos eleitores. A iniciativa surge como uma forma de garantir a identidade dos eleitores, ampliar o acesso a serviços - como a conta do gov.br com selo de ouro - e aumentar o número de eleitores biometrizados no Estado.

Segundo o chefe do cartório de Varginha, Raimundo Nonato, o processo é simples, rápido e garante segurança na hora de votar. "É de suma importância, porque o cadastramento biométrico, além dele trazer mais segurança para as eleições, garante que nenhum eleitor vai votar no lugar do outro. Além do mais, tem outros benefícios também para a própria população. Ela consegue, fazendo o cadastramento biométrico, desbloquear o nível ouro do gov.br. Através dessa plataforma, ela consegue fazer prova de vida e ter acesso a mais de 4.500 programas que constam nessa plataforma. Outra coisa também é para os aposentados e pensionistas, que também, através da biometria, eles conseguem, de uma forma mais fácil, o acesso a empréstimos consignados nos bancos, nas instituições financeiras”, explicou.

Leia também

Raimundo também informa quais são os documentos necessários para efetivar a biometria: “Só comparecer no cartório eleitoral com o documento de identidade, comprovante de residência e o título antigo, se tiver, e ir lá, e nós vamos fazer esse atendimento para esses eleitores de 9 da manhã às 17 horas. O cadastramento biométrico, ele é gratuito”, concluiu.

Varginha e outras cidades do Sul de Minas têm baixa adesão:

A baixa adesão ao cadastro biométrico é motivo de preocupação em Minas Gerais. Segundo dados da Justiça Eleitoral, apenas 71,10% da população mineira tem o cadastro biométrico. Ao todo, são 16.029.132 eleitores aptos a votar e, desses, apenas 11.397.412 possuem o cadastro. No Sul de Minas, a baixa adesão também é motivo de atenção.

As cidades de Varginha, Elói Mendes, Três Corações, Três Pontas e Monsenhor Paulo têm cerca de 40% do eleitorado com o cadastro biométrico. Já Carmo da Cachoeira aparece com apenas 20%. São dados baixos e que precisam ser melhorados, conforme alerta o juiz eleitoral Marcelo Navarro Bandeira de Mello:

“O Estado de Minas Gerais está numa posição muito ruim no quadro geral do país, com uma baixa biometrização, e é preciso reverter esse quadro. Essa situação, especificamente, da cidade de Varginha, Elói Mendes e Carmo da Cachoeira, nos preocupa, já que temos um nível inferior a 60% nas três cidades, quando a média nacional está batendo os 90%. Então, isso nos preocupa, e a gente conta com a ajuda da imprensa para reverter esse quadro.”

O Cartório Eleitoral de Varginha funciona na Rua Coronel José Alves, 170 – Vila Pinto.