Ouvindo...

Frio movimenta o turismo em destinos tradicionais no Sul de Minas

Maria da Fé se prepara para o Festival de Inverno e comerciantes de Monte Verde esperam movimentação turística no Dia dos Namorados.

Dia dos namorados deixa empresários da região otimistas.

Uma pesquisa recente da Fecomércio MG aponta que 90,5% dos comerciantes do Sul de Minas são beneficiados com a chegada do frio. De forma geral, as baixas temperaturas trazem otimismo para o comércio varejista de tecidos, cama, mesa e banho, calçados e artigos de viagem em todo o Estado.

A maioria dos empresários espera vender mais neste inverno do que no ano passado. Ao todo, 78% das empresas ouvidas afirmaram ser positivamente impactadas. Na região, os municípios apostam em eventos e reforçam os atrativos turísticos. Em Monte Sião, por exemplo, acontece até o dia 29 de junho o Festival Nacional do Tricô, que apresenta as principais tendências de outono e inverno.

Leia também

No setor do turismo, o Sul de Minas abriga algumas das cidades mais procuradas para curtir o frio com estilo. Em Maria da Fé, os turistas já chegam em busca de chalés e das fazendas produtoras de azeite. O secretário municipal de cultura, Zé Maurício, comenta sobre o movimento.

“A gente agora entra na fase mais movimentada, de fato, da nossa alta temporada. A nossa alta temporada começa em meados de abril e vai até setembro, e, agora, nos meses de junho e julho, a gente tem uma maior movimentação porque a gente tem uma mídia indireta muito forte por conta das baixas temperaturas. Especialmente o Festival de Inverno, que vai entrar na sua 13ª edição neste ano. É um evento que acontece em dois finais de semana — este ano, vai acontecer nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de julho. A gente aproveita o ápice do inverno, que são essas duas semanas de julho, para fazer o festival e induzir o pessoal a vir aqui aproveitar”, explicou.

Maria da Fé tem festival para celebrar o mês mais frio do ano. Município é famoso pelas baixas temperaturas e produção de azeites.

Já em Monte Verde, distrito de Camanducaia conhecido por ser um dos destinos mais frios e românticos da região, o comércio está otimista. Lojas e hotéis investem em decorações especiais e eventos gratuitos, que acontecem até o próximo sábado (14), como parte do Festival Amor nas Montanhas. O diretor da MOVE e hoteleiro, Denivaldo Camargo, fala sobre o momento positivo. “O inverno ainda nem começou e já tivemos, aí no último dia 30, uma temperatura de 0 °C, o que fez com que o movimento fosse muito forte aqui. E, agora em junho, também celebramos o evento Amor nas Montanhas. Dia dos Namorados também tá chegando, e esperamos, sim, uma economia muito aquecida em todos os sentidos e cadeias produtivas,” disse.

Monte Verde têm opções aconchegantes para hospedam e lazer.

Ainda sobre o vilarejo, o comerciante e monitor climático Nelson Pacheco destaca que Monte Verde reúne diversos atrativos e que a combinação entre o clima frio e a reputação do destino deve favorecer a economia local.

“Os turistas, nessa época, vêm procurando realmente um clima mais frio e os atrativos que Monte Verde oferece, né? Lareira, vinhos, fondue, chocolate quente. Essa semana chega a segunda onda forte de frio do ano, então a expectativa, para nós, é grande. No começo dessa semana, há uma previsão de bastante frio, que deve movimentar também — diferente da primeira onda de frio, que foi mais curta, essa deve ser mais longa e chegar até o Dia dos Namorados. Então, a expectativa, para nós, é de um grande movimento. Na outra semana já tem o feriado de Corpus Christi, né? Que também é um feriado de clima bastante frio para nós, e a expectativa também é gigante de que a gente tenha um bom movimento — e um frio, né? Que é o nosso carro-chefe!”, pontuou.