Muitas confraternizações acontecem neste início de ano e a maior parte das famílias tem animais de estimação. Essas reuniões familiares geralmente envolvem muita comida e é aí que começa o problema, segundo a veterinária varginhense Stella Davanzo, já que muita gente começa a compartilhar alimentos impróprios com os animais.
“A queixa mais comum são problemas gastrointestinais dos animaizinhos que vão beliscando aí coisas com seus tutores, com os familiares, com os amigos da família, coisas que não estão acostumados a comer no dia a dia. Então, para evitar esses transtornos, manter só na raçãozinha mesmo; se for dar alguma coisa diferente, que seja algo para cachorro mesmo, para gatinhos, um sachê, um petisquinho, dentro da limitação alimentar de cada pet. Tem muitos animaizinhos que não podem nem comer esse tipo de coisa”, orientou.
A dica é sempre ficar atento aos sinais apresentados pelos animais e observar a rotina alimentar, evitando alimentá-los com coisas que eles não estão acostumados.