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Frio deve “aquecer” vendas no Sul de Minas, aponta pesquisa

Vendas das regiões Sul e Mata são as mais estimuladas pela estação, segundo a Fecomércio.

Baixas temperaturas influenciam vendas e turismo na região. Em Monte Verde, distrito de Camanducaia, o turismo se fortalece nesta época do ano.

Comerciantes do Sul de Minas estão otimistas com as vendas de inverno. É o que aponta o Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG: as vendas nas regiões Sul e Mata são as mais estimuladas pela estação, com índices de 90,5% e 88,1%, respectivamente.

No geral, o frio traz otimismo para o comércio varejista de tecidos, cama, mesa e banho, calçados e artigos de viagem em todo o Estado. A maioria dos empresários espera vender mais neste inverno do que no ano passado. No total, 78% das empresas ouvidas informaram que são positivamente impactadas pela temporada de frio, enquanto apenas 5,1% apontaram impacto negativo.

Os motivos para o otimismo nas vendas neste ano vêm da percepção de temperaturas caindo mais cedo, conforme 66,3% e inverno rigoroso, 34,2%. A maior parte das empresas, 70,1%, projeta um impacto positivo nas vendas entre 10,1% e 40,0%. Em cenário de impacto negativo, 37,9% das empresas preveem desaceleração de vendas de até 10,0%.

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Sul de Minas

Ainda sobre esse cenário de frio e as expectativas, destinos aqui no Sul de Minas se destacam, movimentando o turismo e a economia local, conforme o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Sul de Minas, André Yuki. “A expectativa é positiva para alguns setores do comércio, da hospitalidade e da gastronomia com a chegada do frio. O setor de alimentação, bares e restaurantes, a tendência normalmente é de sair um aumento no número de pratos, porções e bebidas quentes, como whiskey e vinhos. Isso aumentando o ticket médio de consumo. Para o setor de hospitalidade, como Poços de Caldas, Circuito das Águas, Monte Verde, Gonçalves, a procura aumenta bastante, gerando um movimento muito positivo para esse setor”, explicou.

As tendências de moda também favorecem o comerciante. “Para o setor de comércio, também, para alguns segmentos, é positiva a procura de casacos, blusas, malhas, calçados, né? Porque no inverno as pessoas se vestem com uma qualidade melhor, isso traz um ótimo movimento para alguns setores do comércio”, disse André Yuki.

Moda & turismo

Em Jacutinga, entre os dias 6 e 22 de junho, acontece a 48ª Fest Malhas, uma feira que reúne as tendências de moda para o outono e inverno. O município, que integra o Circuito Turístico das Malhas, conta com mais de mil malharias e, neste período, recebe em torno de 200 mil turistas, atraídos pelas ofertas de roupas de frio. A FestMalhas tem entrada gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e das 8h às 20h aos fins de semana. O evento acontece na Rua Prof. Augusto Felipe Wolf, 82, Centro.

Outro destino que também lucra bastante com o clima gelado é Monte Verde, distrito de Camanducaia, que recentemente registrou sua primeira geada do ano. O turismo local é impulsionado pelas baixas temperaturas, e atualmente o distrito investe no festival Amor nas Montanhas, que promove, todos os sábados, um evento gratuito na avenida principal do vilarejo, até o Dia dos Namorados.