O verão aumenta a procura por atividades ao ar livre, como praia, piscina e parques, e esse hábito traz benefícios comprovados para a saúde. A exposição moderada ao sol contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, melhora o humor e ajuda a reduzir o estresse.
Segundo Lis Leão, pesquisadora sênior do Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, a luz solar estimula a produção de vitamina D, essencial para a saúde dos ossos, músculos e da imunidade. A luz natural também auxilia na regulação do ritmo biológico, favorecendo a qualidade do sono.
Para a
O uso de
O contato com o mar também oferece benefícios ao corpo e à mente. A água salgada pode auxiliar na limpeza da pele, na cicatrização e na circulação sanguínea. Além disso, atividades como nadar, caminhar na areia ou observar o ambiente têm efeito calmante e ajudam a
Outros ambientes naturais, como praças, parques e áreas verdes, também geram efeitos positivos. Estudos indicam redução do cortisol, melhora da atenção e diminuição de sintomas depressivos com a exposição à natureza.
Enquanto o mar está associado à sensação de relaxamento, florestas e áreas verdes contribuem para a redução do estresse e o aumento da concentração. O importante é manter contato sensorial com o ambiente, observando, ouvindo e sentindo o espaço ao redor.
Em meio à rotina marcada por telas e ambientes fechados, estar em contato com a natureza é uma forma simples e acessível de cuidado com a saúde física e emocional, especialmente durante o verão.
Com agência Einstein
(Sob supervisão de Lucas Borges)