Nesse tempo de férias escolares, ainda é preciso ter atenção com uma coisa: a coluna. Mesmo descansando, é preciso ter atenção para não sobrecarregar a coluna e ter dores depois.
Segundo Daniel Oliveira, ortopedista, especialista em coluna vertebral e sócio do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de BH, é fundamental ter atenção à postura, alongar-se regularmente e usar calçados adequados para longas caminhadas. Fazer pausas e não exagerar em atividades que sobrecarregam a coluna também são ações essenciais.
De acordo com o especialista, ter atenção ao peso de mochilas e malas também é essencial. “Esse excesso de peso desestabiliza o equilíbrio corporal, forçando músculos e articulações a se adaptarem ao esforço. Isso pode resultar em dores musculares, alterações posturais, como a cifose, e até em lesões mais graves, como hérnia de disco. A sobrecarga também afeta os ligamentos e pode gerar inflamações que dificilmente se resolvem sem intervenção médica”, explicou.
Viagens longas
Para aqueles que vão viajar por várias horas, o recomendado é realizar pausas para se levantar, caminhar e alongar o corpo. Usar apoios lombares, como almofadas e travesseiros, a fim de preservar a curvatura da coluna e evitar ficar na mesma posição por muito tempo também ajuda a deixar a viagem mais confortável, sem problemas depois.
“Manter os pés firmes no chão e alternar movimentos das pernas também ajuda a melhorar a circulação sanguínea e reduzir a tensão na coluna.”, recomendou o médico.
Durante viagens em que passará muito tempo sentado, segundo o médico, o ideal é manter a cadeira em um ângulo entre 100 e 110 graus, com o encosto um pouco reclinado para trás, mantendo as costas relaxadas e o pescoço alinhado. Os pés devem estar apoiados no chão ou em um suporto, enquanto o encosto da cabeça deve ser ajustado para manter o alinhamento correto da cervical. Evite cruzar as pernas, para não desalinhar o quadril.
Veja cinco dicas dadas pelo médico para cuidar da coluna nas férias:
- Carregar malas de forma adequada, preferindo malas de rodinhas ou mochilas bem ajustadas e com peso equilibrado;
- Usar calçados adequados, que garantam conforto e bom amortecimento para evitar impacto desnecessário;
- Fazer alongamentos diários para relaxar os músculos e prevenir tensões na coluna;
- Evitar permanecer na mesma posição por muito tempo durante viagens, realizando pausas regulares para alongar-se e movimentar-se;
- Respeitar os limites do corpo, evitando ações que exijam esforço físico excessivo, como carregar muito peso ou realizar caminhadas longas sem planejamento.