É cada vez mais comum encontrar receitas caseiras nas redes sociais. No TikTok, por exemplo, há diversos tipos, como máscaras de arroz, de amido de milho, de gelatina, entre outros. Porém, utilizar esses alimentos na pele pode ser algo extremamente prejudicial, segundo especialistas.
Segundo o biomédico
“A falta de controle na concentração dessas substâncias e a ausência de testes dermatológicos tornam as receitas caseiras perigosas e imprevisíveis, colocando a pele em situações de vulnerabilidade. Além disso, esses produtos não consideram as particularidades de cada indivíduo, como tipo de pele, doenças pré-existentes e sensibilidade, o que pode potencializar os danos.”, explicou.
Como dito anteriormente, há diversas ‘receitinhas’ caseiras em vídeos nas redes sociais, que utilizam diferentes tipos de alimento. Alguns desses podem ser muito prejudiciais, como o caso das frutas cítricas, como limão, laranja e maracujá. Essas frutas podem sensibilizar a pele e causar queimaduras caso sejam expostas ao sol.
O vinagre também, por sua alta acidez, pode causar irritações, assim como o tomate, que é associado a reações adversas em peles sensíveis. Um outro muito comum é o óleo de coco puro, que pode obstruir os poros e agravar quadros de acne.
Para Thiago, o importante é utilizar apenas produtos testados cientificamente e aprovados por órgãos competentes. Os alimentos naturais, por mais inofensivos que pareçam, podem causar efeitos colaterais adversos na pele.
Skincare e maquiagem para crianças? Entenda o que os pediatras dizem sobre as práticas Amazon, Walmart e Dollar Tree retiram milhares de desodorantes Power Stick do mercado Skincare nas férias: 7 dicas para adolescentes com pele acneica
Quais doenças podem ser causadas pelo uso de alimentos na skin care?
Segundo o dermatologista
- Queimaduras químicas: Provocadas por substâncias ácidas ou cáusticas, como vinagre ou sucos cítricos.
- Dermatite de contato irritativa ou alérgica: Desenvolvida a partir de reações inflamatórias geradas por compostos presentes em frutas, vegetais ou substâncias como mel e clara de ovo.
- Fitofotodermatite: Queimaduras e manchas causadas quando substâncias de origem vegetal reagem ao sol.
- Foliculites e aumento da acne: Especialmente relacionadas ao uso de óleos vegetais ou alimentos gordurosos.
- Infecções bacterianas ou fúngicas: Resultantes da contaminação por microorganismos presentes em alimentos crus ou fermentados.
Também é possível contaminar-se com doenças como a Salmonella, por exemplo. Uma receita muito comum é o uso da clara de ovo para máscaras faciais, porém, pode ocorrer uma infecção causada pela bactéria.
Essas receitas, apesar de parecerem alternativas simples, acessíveis e, até mesmo, baratas podem causar problemas diversos na pele. Segundo o especialista, o ideal é usar produtos desenvolvidos ao cuidado da pele e sempre lembrar de um produto imprescindível: o protetor solar.