Ouvindo...

DIU Mirena passa a valer por oito anos para contracepção; entenda

Depois de nova decisão da Anvisa, método contraceptivo passa a valer por oito anos. Antes, o prazo era de cinco anos

Estudo trata especificamente do DIU Mirena

O tempo de uso do dispositivo intrauterino (DIU) hormonal Mirena para contracepção agora é de oito anos, depois de nova decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até então, o produto deveria ser substituído dentro de um período máximo de cinco anos.

No caso do outros usos indicados do Mirena, como o tratamento de sangramento uterino anormal (SUA) e a proteção endometrial, o tempo indiciado de uso segue sendo de cinco anos.

A decisão da Anvisa tem como base os resultados do estudo clínico internacional “Mirena Extension Trial”. Entre as 3.330 mulheres que participaram da pesquisa, apenas duas ficaram grávidas. Todas elas estavam entre o sexto e o oitavo ano de uso do DIU.

As mulheres que ficaram grávidas estavam no sexto e no sétimo ano de uso do Mirena. O estudo revelou uma taxa cumulativa de gravidez de 0,68% durante o período estendido. Além disso, não foram descobertos novos efeitos adversos ou eventos inesperados depois do prazo de cinco anos.

Os dados iniciais da extensão foram apresentados em 2022 durante congresso do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), e a publicação completa dos resultados será feita em breve.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.