A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição e uso de quatro marcas de
Entre os produtos atingidos estão suplementos vendidos sob a marca SUPLEMENTOS, de empresa desconhecida; todos os produtos da empresa R.T.K Indústria de Cosméticos e Alimentos Naturais Ltda. EPP; e todos os lotes do suplemento CANDFEMM, também de origem desconhecida.
Entenda o motivo
A Anvisa determinou ainda o recolhimento de produtos da empresa Pharmacêutica Indústria e Laboratório Nutracêuticos Ltda.. Segundo o órgão, os suplementos apresentavam falta de regularização, uso de substâncias não autorizadas em alimentos, ausência de registro sanitário para probióticos e uso de marcas com alegações terapêuticas e funcionais não aprovadas.
Outro produto proibido foi o Supra Ômega 3 TG 18 EPA/12 DHA + Vitamina E, da marca Global Suplementos. A medida ocorreu após a empresa Akron Pharma Ltda., responsável pela fabricação, informar que não reconhece o lote 071A, comercializado pela plataforma Shopee. O suplemento apresentava diferenças significativas em relação ao produto original, como problemas no rótulo e no acabamento.
No caso da R.T.K Indústria de Cosméticos e Alimentos Naturais Ltda. EPP, a suspensão foi motivada por resultados insatisfatórios nas inspeções de boas práticas de fabricação.
Já o suplemento CANDFEMM foi proibido por não possuir registro sanitário e por alegar conter probióticos voltados à saúde vaginal e intestinal. A Anvisa também identificou propaganda com afirmações não autorizadas, como a promessa de “eliminar a candidíase”.
(Sob supervisão de Alex Araújo)