A Anvisa suspendeu a
Apesar da liberação do produto, a agência emitiu um alerta para os consumidores interromperem o uso do creme dental caso observem reações indesejáveis e para procurarem um profissional de saúde caso o desconforto seja persistente. O aviso se aplica a todos os cremes dentais que contenham o fluoreto de estanho em sua formulação.
A recomendação da Anvisa orienta que os fabricantes coloquem no rótulo do produto as informações sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas. Também destaca a importância da notificação de reações adversas pelo sistema e-Notivisa.
Já nas orientações para os profissionais de saúde consta o monitoramento de sinais de alterações bucais, e informar os pacientes sobre possíveis reações adversas além de recomendar alternativas para indivíduos com dentes sensíveis.
A Colgate afirmou que seguirá os trâmites administrativos da Anvisa.
Nota da Colgate
A marca Colgate tem como propósito proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal e reforçamos nosso compromisso com a qualidade e segurança de nossos produtos. Estamos cientes da determinação da Anvisa sobre a interdição cautelar do produto creme dental Total Clean Mint. Em 27 de março, a Companhia apresentou o devido recurso junto à agência. Estamos trabalhando no intuito de colaborar com as autoridades e providenciando os esclarecimentos necessários. Reforçamos que essa decisão se aplica exclusivamente à variante Total Clean Mint, não impactando quaisquer outros cremes dentais da Colgate. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a ele. Entendemos e reconhecemos que esses casos podem ser um desconforto e nos colocamos à disposição para tratar quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.