Ouvindo...

Cientistas descobrem alimento que pode prevenir câncer de intestino: ‘Efeito supressor’

Um novo estudo aponta que o iogurte tem relação com a redução no risco de tumores que tenham a presença de uma bactéria específica

Cientistas descobrem alimento que pode prevenir câncer de intestino

Um novo artigo publicado na revista científica Gut Microbes por pesquisadores de diversas instituições, como Harvard Medical School e o Dana-Farber Cancer Institute aponta que o consumo de iogurte a longo prazo pode estar associado a prevenção do câncer colorretal.

O estudo analisa a presença do bactéria Bifidobacterium no tecido tumoral, que é encontrada no alimento. Assim, o iogurte pode atuar como efeito supressor do tumor através de efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e de ativação imunitária.

Além disso, ele pode fortalecer a barreira da mucosa intestinal e prevenir a infiltração bacteriana no tumor.

Em casos de tumores sem Bifidobacterium, o iogurte não mostrou associação com a diminuição do câncer colorretal.

Leia também

Os cientistas utilizaram dados de dois grandes estudos realizados nos Estados Unidos e recolheram informações de 132.056 pessoas.

No artigo, os pesquisadores alertam para a necessidade de novos trabalhos para confirmar os resultados encontrados e testá-los em outras populações, pois a amostra dessa pesquisa foi feita principalmente em profissionais da saúde brancos.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.