Ouvindo...

Dia Mundial do Combate ao Câncer: MG deve diagnosticar 11% dos casos da doença no Brasil em 2025

Brasil deve registrar 704.080 novos casos da doença e Minas 78.100; apesar da alta incidência, oncologista destaca avanços em tratamentos

Cânceres de mama e próstata serão os mais comuns em 2025

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado nesta terça-feira (4) e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença e incentivar o rápido diagnóstico. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2025, só o Brasil deve registrar 704.080 novos casos da doença. A previsão é que Minas Gerais concentre 11% desse total: 78.100 diagnósticos.

Se excluídos os tumores de pele não melanoma, os cânceres que terão o maior número de diagnósticos no país neste ano serão: os de mama e próstata, com 73.610 e 71.730 detecções, respectivamente.

No entanto, apesar do alto número de novos casos, o avanço dos tratamentos disponíveis vêm aumentando a expectativa de vida dos pacientes e possibilidades de cura.

Leia também

O médico destaca que também que, além da imunoterapia, existem hoje no mercado os agentes alvo-moleculares - inibidores de mutações específicas e que causam menos efeitos adversos e resultados superiores à quimioterapia. O tratamento associado a cirurgias, quando o câncer ainda está localizado, aumenta muito as chances de cura.

Como prevenir a doença?

Para prevenir a doença, o médico enfatiza a importância de manter uma vida saudável, com alimentação equilibrada, prática de atividade física regular, além de evitar o consumo de álcool e cigarro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.