As gêmeas siamesas Kiraz e Aruana, de 11 meses, unidas por tórax e abdômen, passaram por uma cirurgia para colocar expansores na pele da irmãs. O procedimento foi realizado nesta quinta-feira (17) no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia.
Kiraz e Aruana são de Igaraçu do Tietê, do interior de São Paulo, unidas pela bacia e compartilham órgãos como a bexiga, intestino e genitália. As irmãs também possuem uma terceira perna, o que torna a situação mais complexa.
Desde os seis meses, a família optou por fazer o acompanhamento com o Dr. Zacharias Calil, pioneiro no
Na tarde desta quinta (17), o médico informou nas redes sociais que a cirurgia foi um sucesso e as irmãs foram encaminhadas para a UTI (Unidade de Tratamento Intensiva). Agora, precisam aguardar a evolução para ver se não rejeitam os expansores, considerados corpos estranhos.
Leia também:
O que são gêmeos xifópagos ou siameses? Entenda casos raros Gêmeas siamesas separadas por cirurgia recebem alta 51 dias após procedimento em Goiânia Siamesas, unidas pelo tórax, respondem perguntas frequentes sobre namoro e dia a dia
Segundo Calil, a uma cirurgia de implantação de expansores na pele é fundamental para estimular o crescimento da pele, e conseguir fechar. Ou seja, ter pele suficiente para a realizar a separação futuramente.
*Sob supervisão de Marina Borges