Ouvindo...

Siamesas unidas por tórax e abdomên passam por cirurgia para colocar expansores na pele

Do interior de São Paulo, as irmãs Kiraz e Aruana, de 11 meses viajaram até Goiânia para realizar procedimento com médico pioneiro na separação de siameses

As gêmeas siamesas Kiraz e Aruana, de 11 meses, unidas por tórax e abdômen, passaram por uma cirurgia para colocar expansores na pele da irmãs. O procedimento foi realizado nesta quinta-feira (17) no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia.

Kiraz e Aruana são de Igaraçu do Tietê, do interior de São Paulo, unidas pela bacia e compartilham órgãos como a bexiga, intestino e genitália. As irmãs também possuem uma terceira perna, o que torna a situação mais complexa.

Desde os seis meses, a família optou por fazer o acompanhamento com o Dr. Zacharias Calil, pioneiro no procedimento de separação de siameses em Goiás.

Na tarde desta quinta (17), o médico informou nas redes sociais que a cirurgia foi um sucesso e as irmãs foram encaminhadas para a UTI (Unidade de Tratamento Intensiva). Agora, precisam aguardar a evolução para ver se não rejeitam os expansores, considerados corpos estranhos.

Leia também

Leia também:

Segundo Calil, a uma cirurgia de implantação de expansores na pele é fundamental para estimular o crescimento da pele, e conseguir fechar. Ou seja, ter pele suficiente para a realizar a separação futuramente.

*Sob supervisão de Marina Borges


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Leia mais