Assim como em outras áreas da sociedade, o uso da tecnologia de ponta tem trazido bons resultados na área da saúde. Um exemplo disso são as cirurgias robóticas utilizadas no tratamento de doenças da próstata.
Uma nova geração de médicos mineiros lideram a adoção dessa tecnologia nas salas de cirurgia. O Dr. Matheus Nister, uro-oncologista, conta dos benefícios dessa técnica na recuperação dos pacientes.
“Por ser menos invasiva, aliada à maior delicadeza na manipulação dos tecidos, a cirurgia robótica é uma importante ferramenta para o tratamento de diferentes doenças. Essas características permitem menos dor no pós-operatório, além de favorecer a recuperação mais rápida, melhorando a qualidade de vida do paciente”, afirma o médico.
Na cirurgia robótica, o cirurgião identifica as estruturas anatômicas através da visão magnificada e tridimensional. A delicadeza das pinças dos robôs permite movimentos com amplitude e sutileza maiores que a mão humana.
Apesar de ter um custo maior, a tecnologia promete um menor tempo de internação, menor necessidade de transfusão sanguínea e a redução de complicações pós-operatórias.