Ouvindo...

Já ouviu falar da ‘síndrome da cabeça explosiva’? Saiba o que é e se você já teve

Distúrbio do sono faz a pessoa acordar ‘no susto’ com um barulho imaginário

Você já foi, repentinamente, acordado pelo som de uma bomba explodindo na sua cabeça? Cientistas descobriram que o fenômeno é um misterioso distúrbio do sono, ainda pouco compreendido: a síndrome da cabeça explosiva (SCE) que pertence à família das chamadas parassonias.

Outros exemplos de parassonias são a paralisia do sono e espasmos hipnóticos —a causa daquela sensação desagradável de queda que, às vezes, sentimos ao pegarmos no sono.

Os sons ouvidos durante a SCE são variáveis e incluem percepções de tiros, portas batendo ou gritos indefinidos. Vale ressaltar que os sons são sempre curtos (alguns segundos ou menos), muito altos e sem nenhuma fonte externa no ambiente.

Algumas pessoas experimentam também breves alucinações visuais, como flashes brilhantes. Outros também relataram sensações de calor intenso ou a sensação de carga elétrica fluindo pela parte superior do corpo.

Leia mais:

Sono: pesquisa mostra qual o tempo ideal para dormir

Insônia: especialista dá dicas para dormir melhor; confira

Mais de 65% dos brasileiros tem problemas para dormir, aponta pesquisa

É difícil estimar exatamente quantas pessoas sofrem de SCE. Um estudo inicial descobriu que 11% dos adultos saudáveis sofreram de SCE, enquanto outro, conduzido com estudantes de graduação, descobriu que 17% dos participantes tinham tido vários episódios ao longo da vida. O que esses estudos mostram é que a SCE é uma experiência relativamente comum, pelo menos em adultos jovens. No entanto, parece ser menos comum do que outras parassonias, como os espasmos hipnóticos, que ocorrem em até 70% das pessoas.

A boa notícia é que a SCE não é grave e o melhor conselho é aceitar que essas experiências são naturais e não indicam que, necessariamente, há algo errado. Medidas simples, como melhorar os hábitos de sono, podem ajudar muito a evitar que episódios angustiantes ocorram.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais