Após o cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, revelar novo
Zé Neto, de 24 anos, foi diagnosticado com
O órgão ainda afirma que a doença “afeta as capacidades de trabalhar, dormir, estudar, comer, socializar, entre outros. Esse transtorno é caracterizado por sentimentos negativos e persistem por pelo menos duas semanas, causando prejuízos”.
Pedro Rezende Tanajura, Diretor Técnico Médico do Instituto Assistencial Espírita André Luiz, explica que cada paciente com depressão deve ser tratado de uma forma, pois o quadro clínico difere em cada caso. Ele também falou sobre o papel da família em tentar ‘animar’ a pessoa e explicou que “os sintomas são distintos”.
“Vale a pena perguntar como a pessoa quer ser estimulada. Muitas vão receber isso bem e gostar de convites para passeios, saídas, atividades juntos. Outras vão se sentir sobrecarregadas com as tentativas de animar e alegrar, mas não significa que isso [convites para sair] não possa ser feito”, contou.
Segundo o profissional, alguns pacientes são adeptos a atividades em conjunto, como tomar sol, assistir filme, outros vão preferir esperar um tempo de resposta ao tratamento para poder iniciar essas práticas de rotina. “Acho adequado perguntar para a pessoa como ela gostaria de ser tratada”.
O que o familiar deve evitar é invalidar o sofrimento da pessoa. ‘A vida é ótima’, ‘Não tem porque estar assim’, são expressões que não devem ser faladas ao paciente com depressão.
Em relação ao tratamento, o médico comentou sobre o método dos três pilares: medicação, psicoterapia e atividade física, que é dos tipos de tratamento para a depressão. “Essas são as formas que a gente vê que tem mais evidência, que traz mais resultado. Cada uma na sua particularidade e na sua possibilidade”, explicou.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com maior prevalência de depressão e o segundo com maior prevalência nas Américas.
Recentemente, no Instagram, a esposa de Zé Neto, Natália Toscano, de 33 anos, falou sobre o apoio da família, dos amigos e dos fãs durante essa fase delicada. “Estou cuidando dele, de mim, da nossa família. Tem pessoas que estão cuidando da gente. E eu creio que vai passar e ele vai voltar melhor do que ele já foi. Só que a gente precisa respeitar esse tempo e esse processo e aceitar isso. E ele aceitou. E ele está muito bem acompanhado”, contou.
A influenciadora também reforçou a importância da fé e do cuidado com a mente. “Eu vou fazer de tudo para que ele viva. E que ele viva intensamente, no simples, cuidando da saúde física, mental e espiritual dele. Eu peço que vocês orem por nós, por nossa família, pelo Zé. Para que aquele menino maravilhoso de coração gigante volte ainda mais cheio dessa alegria para os palcos, para fazer o que ele ama. É essa força, esse carinho, esse amor que a gente precisa”, falou emocionada.
Entenda o caso
Por conta do diagnóstico, a dupla Zé Neto e Cristiano suspendeu a agenda de
A nota inicia: “Em virtude de um tratamento para depressão e síndrome aguda do pânico, a qual o cantor Zé Neto será submetido, a partir de hoje, 22/08/2024, a agenda da dupla Zé Neto & Cristiano será suspensa nos próximos 90 dias”.
“Agradecemos o carinho e compreensão de todos! Como vocês, estamos todos em oração para a plena recuperação de nosso Zé Neto!”, finalizou.