Virginia, de 25 anos, tem exibido sua pele sem filtro nas redes sociais. Grávida de 8 meses, a apresentadora do SBT está com acne gestacional, condição também relatada pela cantora Iza, de 33.
Gisele Viana de Oliveira, médica e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional de Minas Gerais, explica que a condição é bastante comum em mulheres grávidas.
"É uma acne que aparece durante a gravidez e que pode surgir em vários graus, desde comedões mais simples até acnes inflamatórias com pápulas e com a presença de pus”, esclarece.
Segundo ela, a acne gestacional possui relação com alterações hormonais, comuns no corpo da mulher durante a gravidez, ainda mais com o aumento do hormônio progesterona.
No entanto, a dermatologista alerta que o uso indiscriminado de vitaminas, principalmente a B, pode causar reações acneicas graves. “A hipervitaminose da vitamina B tem acontecido com frequência e ela é uma das poucas que, assim que é digerida, já pode causar a presença de acne”, comenta.
Leia mais:
- Zé Felipe salva filha de afogamento, recebe críticas e Virginia se pronuncia
- Mãe de Virgínia Fonseca sofre acidente durante gravação no SBT
- Bruna Marquezine tem polêmica exposta após encontro de João Guilherme e Virginia
- Filha de Virginia e Zé Felipe assusta casal após falar com ‘tio Leandro’, que morreu em 1998
Tratamentos
O tratamento para a acne gestacional deve ser feito após consulta com ginecologista e dermatologista. Afinal, alguns medicamentos podem ser prejudiciais ao bebê e a mãe.
“Gestantes devem ter uma rotina de skincare muito bem feita baseada em princípios mais básicos, como o uso sabonetes, fazer lavagem adequada dos cabelos e evitar espremer espinhas”, pontua a médica.
Ela acrescenta: “O acido retinóico não pode ser usado por grávidas porque ele pode induzir uma má formação do feto. O que é preocupante já que ele pode ser distribuído em farmácias sem precisar de uma receita. Assim, esses produtos podem ser comprados por gestantes que não estão cientes sobre os riscos para o feto.”