Grávida de três meses, a
Em entrevista à Itatiaia a dermatologista Gisele Viana de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional de Minas Gerais, deu detalhes sobre a acne gestacional, uma condição apresentada não só pela Iza, mas por muitas outras grávidas. "É uma acne que aparece durante a gravidez e que pode surgir em vários graus, desde comedões mais simples até acnes inflamatórias com pápulas e com a presença de pus”, informa.
O que causa as acnes gestacionais?
Oliveira informa que a acne gestacional está relacionada com as alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher durante a gravidez, principalmente, com o aumento do hormônio progesterona. Contudo, a profissional alerta que o aumento de pacientes com esse sintoma nos consultórios também está relacionado com a grande desinformação que vem sendo veiculada nas redes sociais sobre tratamentos de skincare.
“Atualmente muitos profissionais que não possuem a formação adequada em dermatologia prescrevem tratamentos de pele sem ter o conhecimento necessário para fazê-los. Isso tem acontecido muito nas redes sociais”, pondera Oliveira.
A dermatologista também advertiu sobre o uso indiscriminado de vitaminas, principalmente, a vitamina B que pode causar reações acneicas graves. “A hipervitaminose da vitamina B tem acontecido com frequência e ela é uma das poucas que assim que é digerida já pode causar a presença de acne”, pontua.
A acne gestacional pode ter a ver com predisposição genética?
A profissional informou que toda acne, gestacional ou não, tem relação com a predisposição genética.
Alimentos podem influenciar na acne gestacional?
“Embora alimentos com alto poder glicêmico e alimentos com leite possam influenciar na acne, essa relação não é direta. Há uma relação mais direta com os hábitos da vida da paciente”, explica a dermatologista.
Oliveira adverte sobre a disseminação da ideia de que um alto consumo de água e a proibição de certos alimentos podem curar quadros acneicos. “Essas informações são superficiais e não substituem a orientação de um médico especializado”, diz.
Quais tratamentos gestantes devem fazer para tratar a acne?
É importante que gestantes não se submetam a tratamento para a acne gestacional sem consultar o ginecologista e o dermatologista. Isso, porque muito dos medicamentos de uso tópico e oral podem ser prejudiciais para o bebê e para a mãe. “Gestantes devem ter uma rotina de skincare muito bem feita baseada em princípios mais básicos, como o uso sabonetes, fazer lavagem adequada dos cabelos e evitar espremer espinhas”, pontua.
Alerta!
A dermatologista também chama a atenção para o uso de produtos com componentes que podem causar a má formação fetal, como os retinoides. “O acido retinoico não pode ser usado por grávidas porque ele pode induzir uma má formação do feto. O que é preocupante já que ele pode ser distribuído em farmácias sem precisar de uma receita. Assim, esses produtos podem ser comprados por gestantes que não estão cientes sobre os riscos para o feto”, conclui.