A TV Globo, emissora que transmitiu os principais clássicos escritos pelo autor Manoel Carlos, que
O especial reúne atores e atrizes que fizeram parte das obras do Maneco e revisita histórias e ambientes dos sets de gravação e bastidores das filmagens. A morte do autor foi anunciada durante o intervalo de sua programação e repercutida durante o Jornal Nacional.
Quem foi Manoel Carlos
Com mais de 15 de obras feitas ao longo da carreira, o autor ficou conhecido por seu trabalho nas novelas da TV Globo em obras como “Laços de Família”, “Mulheres Apaixonadas” e “Por Amor”, além de “Baila Comigo” (1981).
Suas produções destacam o Rio de Janeiro como ambiente central e as “Helenas”, nome da maioria de suas protagonistas. Elas retratavam mães que viviam desafios com seus filhos, superados pelo amor que tinham por eles.
Por que as protagonistas se chamavam ‘Helena’?
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o nome não foi uma homenagem para alguma Helena de sua vida. O dramaturgo explicou o motivo de sua escolha durante o tributo feito pela Globoplay em homenagem aos seus 91 anos, que será exibido nesta segunda-feira.
Em depoimentos transmitidos pela produção, ele afirmou ter escolhido o nome por conta da mitologia que o cerca. “As pessoas realmente têm muita curiosidade de saber. Dizem ‘foi sua mãe, uma irmã, uma namorada, uma primeira mulher’. Nada disso. Helena é apenas um nome que eu acho mais apropriado a um personagem do que a uma pessoa real”, disse.
(Sob supervisão de Rayllan Oliveira)