A cantora Iza, de 33 anos, relatou estar com
Sobre acne gestacional, a médica esclarece: "É uma acne que aparece durante a gravidez e que pode surgir em vários graus, desde comedões mais simples até acnes inflamatórias com pápulas e com a presença de pus.”
Conforme a dermatologista, a condição está relacionada a alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher durante a gravidez, principalmente com o aumento do hormônio progesterona. Ela destaca ainda que toda acne, gestacional ou não, tem relação com a predisposição genética.
Alimentação e acne gestacional
A médica explica que alimentos “com alto poder glicêmico” e com “leite” podem “influenciar na acne, mas essa relação não é direta”. De acordo com ela, há “uma relação mais direta com os hábitos da vida da paciente.”
Oliveira adverte sobre a disseminação da ideia de que um alto consumo de água e a proibição de certos alimentos podem curar quadros acneicos. “Essas informações são superficiais e não substituem a orientação de um médico especializado”, diz.
Tratamento da acne gestacional
Oliveira orienta que o tratamento para acne gestacional deve seguir recomendações de médicos ginecologista e dermatologista. Isso, para não prejudicar o bebê e a mãe.
“Gestantes devem ter uma rotina de skincare muito bem feita baseada em princípios mais básicos, como o uso sabonetes, fazer lavagem adequada dos cabelos e evitar espremer espinhas”, pontua.
A dermatologista também chama a atenção para o uso de produtos com componentes que podem causar a má formação fetal, como os retinóides.
“O acido retinóico não pode ser usado por grávidas porque ele pode induzir uma má formação do feto. O que é preocupante já que ele pode ser distribuído em farmácias sem precisar de uma receita. Assim, esses produtos podem ser comprados por gestantes que não estão cientes sobre os riscos para o feto”, encerra.