Ouvindo...

Baixa adesão à vacinação contra covid, gripe e dengue é preocupante

Apesar de a campanha de vacinação contra a gripe acontecer todos os anos, para o grupo prioritário, a adesão ainda é considerada baixa

Ministério da Saúde inclui novo grupo prioritário para vacinação contra o HPV | CNN Brasil

As autoridades de saúde de Belo Horizonte estão em alerta com a baixa adesão à vacina contra covid-19, gripe e dengue. A vacinação contra a gripe na capital não ultrapassa os 55%, do grupo prioritário. No caso de pessoas com 60 anos ou mais, na vacinação contra a covid-19 a cobertura é de 12%. A vacinação contra a dengue, para adolescentes de 10 a 14 anos, também está com adesão abaixo da metade.

O Diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Belo Horizonte, Paulo Roberto Corrêa, alerta que, nesta época do ano, é de extrema importância as pessoas se imunizarem contra as doenças respiratórias, entre elas a covid-19 e a gripe, que as vacinas estão disponíveis nos centros de saúde.

Leia também

“A Covid ainda não deixou de ser uma preocupação para nós. Além da questão da vacina, nós estamos com uma cobertura para o público de 60 anos ou mais, em torno de 10%, 12%. A gente sabe que ainda temos pessoas internando com Covid, em Belo Horizonte, inclusive evoluindo para o óbito. E, principalmente, pessoas com mais de 60 anos de idade. Então, fica aqui uma dica, um alerta para a população não perder oportunidade. E, no caso dos idosos, a vacina agora tem que ser feita duas doses por ano. Então, toma uma dose agora, seis meses depois toma mais uma dose da vacina moderna, que é a mais atualizada que temos hoje”, detalha.

Apesar de a campanha de vacinação contra a gripe acontecer todos os anos, para o grupo prioritário, a adesão ainda é considerada baixa. “A nossa cobertura prevista é de 90%. Então, nós ainda temos muitas pessoas desses grupos prioritários, as pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças de 6 meses até 5 anos de idade, com cobertura abaixo do esperado. Então, precisamos que essas pessoas procurem a nossa unidade de saúde, tomem a vacina e fiquem protegidas, porque é o período agora de transmissão dos vírus respiratórios”, alerta.

Neste ano, o país passou por uma epidemia de dengue e a vacina contra a doença está disponível para adolescentes de 10 a 14 anos. Desse público-alvo, apenas 40% tomaram a primeira dose e daqueles que estão no prazo para tomar a segunda dose, apenas 12% retornaram aos centros de saúde, números que são preocupantes. “Nós passamos aquele período de grande transmissão da dengue em Belo Horizonte, mas a doença continua circulando, obviamente em números menores, mas precisamos proteger essas crianças. Então quem tomou a primeira dose ainda precisa tomar a segunda dose para que fique garantida a sua proteção”, explica Paulo Roberto Corrêa, Diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Belo Horizonte.

As vacinas contra covid-19, gripe e dengue estão disponíveis em qualquer centro de saúde da capital e no serviço de atenção ao viajante, na região do centro-sul. Para se vacinar, basta levar um documento de identidade e, cartão de vacina.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.