O cantor Zezé di Camargo, da dupla com Luciano, anunciou nessa quinta-feira (11) que será pai pela quarta vez, aos 61 anos. Casado com Graciele Lacerda, de 43 anos, o cantor será pai pela quarta vez e relatou que a esposa teve dificuldades para engravidar devido a uma vasectomia que ele fez anteriormente.
“Hoje queremos compartilhar com vocês uma bênção incrível que Deus colocou em nossas vidas. Depois de tanto tempo, tempo de espera, oração e esperança, finalmente… finalmente, chegou o momento certo, para uma nova vida florescer”, escreveu o casal, em vídeo publicado no Instagram.
Como
Segundo o professor, vasectomia é um procedimento cirúrgico rápido, que dura em torno de 30 minutos e que tem o intuito de causar a esterilização. Para realizá-lo, é necessário ter assinatura de dois médicos e, por ser um procedimento cirúrgico que promove a infertilidade, o coordenador recomenda que seja feito após certa idade.
“Não é aconselhável fazer em pacientes jovens, por é uma cirurgia para promover a esterilização, a infertilidade, né? Ela deve ser feita com muita consciência, tanto que a legislação exige que espere 60 dias após a data da manifestação para realizar o procedimento. Eu recomendo que os pacientes tenham acima de 25 a 30 anos”, afirmou.
É possível reverter?
É possível, sim, reverter a vasectomia. É feito um procedimento microcirúrgico, que dura em torno das três ou quatro horas. No entanto, as chances de engravidar após o procedimento, dependendo do tempo, são baixas.
“O sucesso da gravidez vai depender do tempo que foi feito a vasectomia. Até dois anos [de vasectomia], nós temos 90% [de chance]. De dois a cinco, cai para 70, 60%. A partir de cinco anos, ela vai caindo progressivamente”, explicou o professor.
Segundo ele, o que normalmente é feito após a reversão da vasectomia são procedimentos de tratamento de fertilidade. No caso de Zezé, ele e a esposa tentaram por Fertilização in vitro.
Filhos de Zezé
Zezé já tem três filhos, do seu casamento com