Você já imaginou quantos milhões de microorganismos existem em um utensílio tão utilizado no dia-a-dia como a garrafa de água? Pois bem, uma pesquisa do site Water Filter Guru apontou que, às vezes, a garrafinha pode ser mais suja que uma tampa de privada.
Segundo o levantamento, uma garrafa reutilizável, se não for higienizada corretamente, pode carregar cerca de 20,8 milhões de UFCs (Unidades de Formação de Colônias), uma medida que indica o número de micróbios capazes de formar colônias em superfícies, enquanto a tampa de privada pode apresentar até 515 UFCs, valor 40 mil vezes menor.
A plataforma comparou, ainda, as garrafas reutilizáveis com uma tigela de pet, mouse de computador e com a pia da cozinha. Todas as três superfícies têm menos
Diferentes tipos de garrafinhas tem, também, diferentes tipos de
Ainda segundo o levantamento, 42% das pessoas limpam a garrafa d'água uma vez por dia, 25% poucas vezes por semana, 20% várias vezes por dia e 13% poucas vezes por mês. Mas não basta limpá-las somente com água. É necessário, também, usar sabão.
Isso porque
Como limpar?
A forma ideal de limpar uma garrafa d'água é simples: basta usar água e sabão, cada vez que usar o utensílio. O microbiologista Jorge Timenetsky, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) afirmou à BBC Brasil que limpar uma vez ao dia, quando chegar em casa, é o suficiente.
Além de água e sabão, é importante usar escovas para remover mecanicamente os microorganismos. Depois, basta deixar secar por um tempo. Também não é recomendado compartilhar o objeto com outras pessoas e encher a garrafinha com outros líquidos.
Segundo o especialista, é preciso evitar recipientes com partes ásperas ou ranhuras, pois elas podem acumular mais