Ouvindo...

Posso lavar frango antes de cozinhá-lo? Doutor Bactéria explica

Bactérias presentes no alimento podem espalhar até dois metros do local que foi lavado, afirma especialista

Você lava frango ou carne vermelha para cozinhar? Muitas pessoas pensam que é uma forma de higienizar o alimento, mas não é verdade.

‘Bactéria adora água. Na verdade, se você lavar o frango você vai aumentar a contaminação’, afirma o doutor Roberto Martins Figueiredo, biomédico e conhecido como Dr. Bactéria

Leia também

No caso do frango, os riscos de contaminação são ainda maiores, já que a carne branca tem mais facilidade de proliferação da bactéria Salmonella.

Bastante conhecida, a Salmonella causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. Entre os sintomas destaca-se a diarreia, dor abdominal e perda de apetite.

Segundo o Dr. Bactéria, ao lavar o frango podem ser espalhadas, em até dois metros, as bactérias presentes no alimento. ‘Se você lavar o frango na torneira da pia, pode espalhar a bactéria para toda a cozinha, por exemplo’, explica.

A recomendação também vale para a carne vermelha, que fica esbranquiçada quando é lavada.

*Sob supervisão de Lucas Borges


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde