Nesta segunda-feira (8), é celebrado o
Em conversa com os apresentadores Eduardo Costa e Fernanda Viegas durante o Rádio Vivo, da Itatiaia, a médica Maria Helena Rangel, diretora técnica do Câncer Center Nova Lima e do Oncoclínicas Santa Efigênia, afirmou que o
“O que a gente vê é uma tendência mundial. Os pacientes estão vivendo mais, ficando mais velhos, e o número de casos de câncer vem aumentando no mundo todo, e o Brasil acompanha essa tendência”, afirmou.
Segundo a médica, o caminho é falar sobre prevenção e diagnóstico precoce. Para prevenir a doença, é essencial manter uma boa rotina de atividades físicas e alimentação saudável, além de fazer exames para conferir se há alguma anormalidade no corpo.
“Na maior parte das vezes, os
Tristeza pode levar a um câncer?
Atualmente, muitas pessoas questionam se doenças relacionadas à saúde mental podem levar a câncer. Maria Helena afirmou que ainda não é possível dizer que uma grande tristeza, por exemplo, pode levar à doença, mas a negligência com sintomas pode, sim.
“A gente não consegue falar que uma grande tristeza pode causar o câncer, mas o que pode acontecer é que às vezes a pessoa está passando por uma grande tristeza e começa a negligenciar os sintomas que estão ali presentes”, afirmou.
Para os que já receberam o diagnóstico, a médica recomendou que sigam com pensamentos positivos e esperança. “A gente tem que ter sempre uma posição positiva. Teve o diagnóstico de um tumor? Tem como tratar, tem opções. A gente não pode ter uma mentalidade negativa porque a gente deixa de enxergar os caminhos que estão disponíveis para a gente”, finalizou.