Ouvindo...

Aumento de casos de câncer é uma ‘tendência mundial’, diz médica; saiba como se prevenir

Durante o Rádio Vivo, da Itatiaia, a médica Maria Helena Rangel, diretora técnica do Câncer Center Nova Lima e do Oncoclínicas Santa Efigênia, falou sobre o aumento de casos de câncer

Casos de câncer vão crescer nos próximos anos

Nesta segunda-feira (8), é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer. O dia é totalmente dedicado à conscientização sobre a doença, cujos casos podem aumentar em até 77% até 2050, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em conversa com os apresentadores Eduardo Costa e Fernanda Viegas durante o Rádio Vivo, da Itatiaia, a médica Maria Helena Rangel, diretora técnica do Câncer Center Nova Lima e do Oncoclínicas Santa Efigênia, afirmou que o aumento de casos é uma tendência mundial, principalmente devido ao envelhecimento da população.

“O que a gente vê é uma tendência mundial. Os pacientes estão vivendo mais, ficando mais velhos, e o número de casos de câncer vem aumentando no mundo todo, e o Brasil acompanha essa tendência”, afirmou.

Segundo a médica, o caminho é falar sobre prevenção e diagnóstico precoce. Para prevenir a doença, é essencial manter uma boa rotina de atividades físicas e alimentação saudável, além de fazer exames para conferir se há alguma anormalidade no corpo.

“Na maior parte das vezes, os sintomas do câncer vêm em fases mais avançadas, por isso falamos tanto em prevenção e diagnóstico precoce. [...] Se a gente for falar de prevenção efetivamente, existem duas coisas que nós podemos fazer que previnem a maior parte dos tumores: atividade física (150 minutos, segundo a OMS) e alimentação, ou seja, comer frutas, legumes e verduras, evitar o consumo de embutidos, tentar ter uma alimentação rica em fibras e deixar bebida alcoólica para os fins de semana”, recomendou.

Leia também

Tristeza pode levar a um câncer?

Atualmente, muitas pessoas questionam se doenças relacionadas à saúde mental podem levar a câncer. Maria Helena afirmou que ainda não é possível dizer que uma grande tristeza, por exemplo, pode levar à doença, mas a negligência com sintomas pode, sim.

“A gente não consegue falar que uma grande tristeza pode causar o câncer, mas o que pode acontecer é que às vezes a pessoa está passando por uma grande tristeza e começa a negligenciar os sintomas que estão ali presentes”, afirmou.

Para os que já receberam o diagnóstico, a médica recomendou que sigam com pensamentos positivos e esperança. “A gente tem que ter sempre uma posição positiva. Teve o diagnóstico de um tumor? Tem como tratar, tem opções. A gente não pode ter uma mentalidade negativa porque a gente deixa de enxergar os caminhos que estão disponíveis para a gente”, finalizou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.