Os ovos ficaram 9% mais baratos nestas primeiras semanas de janeiro, em comparação com o mesmo período de dezembro, do ano passado, segundo levantamento feito pela Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa - MG). Mas o preço deve aumentar no próximo mês, quando o consumo aumenta devido ao período da quaresma.
Mas, quais os benefícios do ovo pra saúde? Faz bem ou faz mal?
De acordo com a Nutricionista Clínica e Esportiva Raphaela Cordeiro, o ovo é um alimento rico em nutrientes e pode ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer.
‘O ovo é um alimento rico em proteínas e possui todos os aminoácidos essenciais importantes para as nossas funções orgânicas, sendo, então, considerado um alimento com proteína de alto valor biológico. Ele possui também vitaminas como as dos complexos B, a vitamina A, D e E, além de ácido fólico, zinco, magnésio e selênio. E, em destaque temos a colina, que é um nutriente necessário para a síntese de fosfolípides (componente de todas as membranas celulares) e utilizada na síntese da acetilcolina, um neurotransmissor que auxilia na nossa memória, concentração e na prevenção do Alzheimer’, detalha.
Segundo a nutricionista, apesar das variações de preço, o ovo ainda é um alimento acessível para a população. Na cozinha é muito versátil, fazendo parte de várias receitas de forma a facilitar o improviso sem deixar a nutrição de lado.
Mas o consumo do alimento em excesso e a maneira de preparo podem causar problemas para saúde. ‘De forma geral, os problemas para a saúde estão ligados ao excesso e podendo sofrer interferência também da forma de preparo, como frituras de imersão ou o consumo do ovo cru que pode levar a contaminação por Salmonella. O ovo é naturalmente fonte de colesterol, portanto um excesso de ovos pode prejudicar o controle desse lipídeo e, portanto, causar o colesterol alto. Alérgicos a ovo, naturalmente, tem o consumo totalmente contraindicado’, alerta a Nutricionista Clínica e Esportiva Raphaela Cordeiro.
Leia também outras dicas e
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.