Ouvindo...

Zema diz que prisão de Bolsonaro é ‘capítulo sombrio na história de perseguição política do STF’

Governador de Minas Gerais criticou decisão de Moraes e se solidarizou com ex-presidente e com a família Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador Romeu Zema.

O governador Romeu Zema (Novo) usou as redes sociais na noite desta segunda-feira (4), horas após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, para criticar a decisão do magistrado.

“Mais um capítulo sombrio na história de perseguição política do STF. Alexandre de Moraes agora colocou Bolsonaro em prisão domiciliar por ter sua voz ouvida nas redes. É a democracia do silêncio. A democracia do medo. Toda minha solidariedade ao presidente e sua família”, escreveu Zema.

Decisão de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpra prisão domiciliar. A decisão foi motivada pelo descumprimento de restrições impostas anteriormente, após o magistrado apontar que Bolsonaro utilizou perfis de aliados, incluindo os três filhos parlamentares, para publicar mensagens consideradas ofensivas ao STF e favoráveis a uma intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro.

Segundo Moraes, mesmo impedido de usar as próprias redes sociais, Bolsonaro produziu conteúdo e articulou a divulgação por terceiros, “burlando de forma deliberada” as ordens judiciais. O ministro destacou que a conduta demonstra risco de “reiteração delitiva” e justificaria medidas mais severas.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.